Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

ANÁLISE-Ataque do Estado Islâmico aponta Taliban como opção menos pior do Ocidente no Afeganistão

Placeholder - loading - Combatentes do Taliban tomam chá nos arredores do aeroporto de Cabul 27/08/2021 REUTER/Stringer
Combatentes do Taliban tomam chá nos arredores do aeroporto de Cabul 27/08/2021 REUTER/Stringer

Publicada em  

Por John Chalmers e Sabine Siebold

(Reuters) - O ataque fatal no aeroporto de Cabul sublinha a verdadeira situação enfrentada por potências ocidentais no Afeganistão: trabalhar com o Taliban pode ser a melhor chance de evitar que o país se transforme novamente em um terreno fértil para a militância islâmica.

Quase duas semanas após a volta surpreendente do Taliban ao poder, autoridades da Europa estão começando a reconhecer que sua opção pragmática é deixar de lado o desgosto com os novos líderes do país e trabalhar com eles.

'Está claro: o Taliban é uma realidade no Afeganistão agora', disse a chanceler alemã, Angela Merkel, nesta semana. 'Esta nova realidade é amarga, mas temos que trabalhar com ela'.

Uma autoridade de alto escalão da União Europeia disse que não basta as potências do G7 assumirem ares de superioridade e adotarem uma postura agressiva diante do Taliban, até porque isto daria à China e à Rússia uma voz maior no futuro do país.

O funcionário disse que, nos últimos dias, Paquistão e Turquia pediram que as nações ocidentais 'não encurralem o novo regime rápido demais', que suspendam a imposição de sanções a Cabul e que mantenham os canais de debate abertos para evitar um colapso de segurança e imigração, que teria repercussões em todo o globo.

Mandar ajuda será uma parte importante desta assistência, dada a crise humanitária em um país assolado pelo conflito e pela seca, no qual 5,5 milhões de seus 40 milhões de habitantes são deslocados internos.

A UE disse nesta semana que aumentará seu auxílio aos afegãos ainda no país e àqueles em fuga de 50 milhões de euros para mais de 200 milhões.

Os Estados Unidos estão adotando medidas para permitir que o trabalho humanitário continue, mas não reduziram a pressão das sanções sobre o Taliban, que designa como uma organização terrorista.

Os EUA não parecem ter se rendido à visão de algumas capitais europeias de que o Taliban é a opção menos pior.

A retirada norte-americana desordenada do Afeganistão depois de 20 anos tentando levar estabilidade e democracia ao país é 'um impulso enorme para o moral de radicais islâmicos de toda a parte', nas palavras de Ryan Crocker, ex-embaixador dos EUA no Afeganistão.

Os atentados de homens-bomba diante do aeroporto de Cabul na quinta-feira, reivindicados pelo Estado Islâmico, um inimigo tanto do Ocidente quanto do Taliban, foram um lembrete de que militantes extremistas podem fincar pé caso se permita que o país imploda.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. analise ataque do estado …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.