Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Andrew Ridgeley, do Wham! completa 60 anos

Relembre momentos importantes da vida do coautor de hits como “Last Christmas” e “Wake Me Up Before You Go”

Placeholder - loading - Divulgação
Divulgação

Publicada em  

Nesta quinta-feira (26), Andrew Ridgeley, outra metade da banda Wham!, faz 60 anos. Suas performances como guitarrista, vocalista e compositor estão nas memórias de muita gente, apesar de ter lançado somente três discos com a sua dupla. Para celebrar o aniversário do músico, a Antena 1 preparou uma homenagem com os principais momentos da sua carreira. Confira!

Imagem de conteúdo da notícia "Andrew Ridgeley, do Wham! completa 60 anos" #1
Toque para aumentar

Andrew John Ridgeley nasceu no ano de 1963 em Windlesham, na Inglaterra. Cresceu na cidade de Bushey, e estudou na Escola de Bushey Meads, onde formaria uma parceria icônica. Isso porque foi no colégio onde se encontrou com George Michael, amigo que viria a ser seu par na banda Wham!.

Eles se conheceram quando Ridgeley recebeu um novo aluno que havia acabado de se mudar, e o ajudou na adaptação no novo ambiente. Descobriram um interesse mútuo em música, e, a partir daí a afinidade foi imediata. Aos dezesseis anos, montaram uma banda de Ska chamada “The Executive”, que contava com a participação de outros colegas e o irmão de Andrew.

Dois anos depois, os outros integrantes saíram do grupo em busca de outras carreiras, levando à formação oficial do Wham! em 1981. A ascensão da dupla à fama começou quando assinaram um acordo com a gravadora Innervision Records em 1982. Seu primeiro single, “Wham Rap”, não fez muito sucesso, mas sua segunda composição, “Young Guns Go For It”, foi parar em terceiro lugar na lista das músicas mais escutadas na Inglaterra. A composição faz parte do seu álbum de estreia, “Fantastic”, lançado em 1983.

Saiba mais: ARTISTA DA SEMANA: WHAM! É DESTAQUE NA PROGRAMAÇÃO

Imagem de conteúdo da notícia "Andrew Ridgeley, do Wham! completa 60 anos" #2
Toque para aumentar

Os artistas conquistaram o público norte-americano com o single “Bad Boys”, mas o verdadeiro marco foi a canção “Wake Me Up Before You Go”, do álbum “Make It Big” (1984). A faixa vendeu mais de duas milhões de cópias, e ocupou o topo das paradas no Reino Unido, Estados Unidos e outros países da Europa. Isso impulsionou a obra completa ao também ir para o número um.

Imagem de conteúdo da notícia "Andrew Ridgeley, do Wham! completa 60 anos" #3
Toque para aumentar

Além desse clássico, 1984 marcou o nascimento de alguns outros hits: “Careless Whisper”, “Freedom”, “Everything She Wants” e “Last Christmas”. No ano seguinte, chamaram a atenção do mundo fazerem quatro shows na China, se tornando o primeiro grupo ocidental a se apresentar no país.

Em 1986, ficou claro que Ridgeley e seu companheiro de música queriam seguir direções diferentes. Como Michael estava focado em um mercado mais adulto e Andrew queria continuar no público adolescente, a dupla oficializou seu rompimento em junho do mesmo ano em um concerto final. A despedida foi acompanhada de um último disco, “The Final”, uma seleção das suas melhores músicas, junto do single “The Edge Of Heaven”.

Com o fim de Wham!, Andrew se afastou do mundo da música e se dedicou ao seu interesse em automobilismo. Até que, em 1990, disponibilizou seu primeiro e único álbum solo. A obra não teve um bom desempenho comercial, e o artista optou por se aposentar dos processos de composição. Enquanto isso, Michael se consolidou como um dos principais cantores pop da atualidade. Entretanto, tragicamente, em 25 de dezembro de 2016, faleceu por causas naturais.

Imagem de conteúdo da notícia "Andrew Ridgeley, do Wham! completa 60 anos" #4
Toque para aumentar

Em 2019, Ridgeley lançou o livro “Wham! George Michael e Eu”, onde homenageia seu antigo colega e conta como reagiu quando ficou sabendo da sua morte. “A notícia me afetou como um soco no estômago. Foi como meu mundo tivesse sido tirado debaixo dos meus pés”.

Ridgeley tem passado o resto da sua vida adulta na região de Cornualha, no Reino Unido. Em junho de 2022, anunciou a produção de um documentário sobre a icônica Wham!, apresentando aos fãs os altos e baixos da sua trajetória e os bastidores da fama. Como ainda está em desenvolvimento, o longa não teve sua data de estreia revelada até o momento.

Veja também:

LANA DEL REY VIRÁ AO BRASIL EM 2023

"GONNA BE YOU": CINDY LAUPER E OUTRAS CANTORAS DOS ANOS 80 LANÇAM SINGLE

Imagem de conteúdo da notícia "Andrew Ridgeley, do Wham! completa 60 anos" #5
Toque para aumentar

Descontos especiais para distribuidores

Escrito por Hadass Leventhal

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. andrew ridgeley do wham …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.