Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Andy Burnham assume liderança do Partido Trabalhista britânico; próximo passo: primeiro-ministro

Andy Burnham assume liderança do Partido Trabalhista britânico; próximo passo: primeiro-ministro

Reuters

17/07/2026

Placeholder - loading - Andy Burnham em Londres   17 de julho de 2026   HENRY NICHOLLS/Pool via REUTERS
Andy Burnham em Londres 17 de julho de 2026 HENRY NICHOLLS/Pool via REUTERS

Por Elizabeth Piper e Alistair Smout e Andrew ​MacAskill

LONDRES, 17 Jul (Reuters) - Andy Burnham, apelidado de “Rei do Norte”, foi eleito na sexta-feira líder do Partido Trabalhista, atualmente no poder no Reino Unido, o passo final antes de se tornar o sétimo primeiro-ministro do país em uma década, com a promessa de conter a ascensão do partido populista Reform UK.

Em uma “conferência especial” na sexta-feira, Burnham, que ganhou o apelido real por sua determinação enquanto prefeito da Grande Manchester para defender os interesses da região, disse estar pronto para assumir o poder e que trabalhará para oferecer esperança às pessoas em “lugares esquecidos por toda parte”.

Alertando que ⁠essa é ⁠a última chance do Partido Trabalhista de ​reverter sua ‌sorte, o político de 56 anos prometeu distribuir o poder para além de Westminster, o coração da política britânica, para as regiões do país, e liderar uma equipe “unida” para promover a mudança pela qual o país está “clamando”.

“Estamos unidos e colocamos o poder ⁠que vem dessa união a serviço das pessoas e dos lugares que ​esperaram tempo demais para que a política lhes devolvesse a esperança”, disse ele a uma ​sala repleta de parlamentares trabalhistas e dirigentes do partido.

“E ‌é isso que vamos ​fazer, ⁠pessoal: vamos devolver a esperança a eles.”

Ele também prestou homenagem a Keir Starmer, o homem a quem substituirá como primeiro-ministro na segunda-feira, quando o partido estará ansioso para conhecer sua equipe de gabinete ​e saber mais sobre sua abordagem ao governo.

GRANDE “REEQUILÍBRIO DE PODER” DE BURNHAM

Apesar de reiterar sua oferta de transferir poder para as regiões e de interromper as declarações polêmicas contra os parlamentares trabalhistas que não compartilham de suas convicções, ainda há muito a se saber sobre as ​prioridades políticas de Burnham.

Burnham disse que ainda não havia decidido sobre sua equipe principal de ministros, mas que garantiria que ela “refletisse todas as partes do nosso partido, todas as comunidades”.

Seu discurso de vitória, após uma disputa na qual não teve adversário, pouco contribuiu para aprofundar os planos apresentados no único discurso que ele proferiu desde que retornou ao Parlamento no mês passado, após conquistar uma cadeira em Makerfield — o início de um processo para substituir Starmer.

Nesse discurso, ele ​esboçou parte de sua agenda interna, afirmando que desejava supervisionar o “maior reequilíbrio de poder” para as regiões ‌do Reino Unido — algo que, em sua ⁠opinião, reduzirá a desigualdade e a indignação sentida pelas comunidades negligenciadas, que têm migrado cada vez mais para o partido Reform e, em alguns casos, para o partido Verde, ⁠de esquerda.

Na sexta-feira, ele afirmou que o Partido Trabalhista pode ⁠combater a ameaça desses dois partidos não tentando “ser ⁠mais verde que ⁠os ​Verdes ou mais reformista que o Reform UK”, mas sim sendo “ousados, confiantes e autênticos — o Partido Trabalhista”.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.