Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Anvisa inicia cobrança de passaporte de vacinação contra Covid-19 em aeroportos

Placeholder - loading - Funcionária mede temperatura de passageiro no aeroporto de Congonhas, em São Paulo 31/05/2021 REUTERS/Amanda Perobelli
Funcionária mede temperatura de passageiro no aeroporto de Congonhas, em São Paulo 31/05/2021 REUTERS/Amanda Perobelli

Publicada em  

Por Maria Carolina Marcello

BRASÍLIA (Reuters) - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou nesta segunda-feira que iniciou o cumprimento imediato de decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que determina a cobrança do comprovante de vacinação contra a Covid-19 de viajantes que entram no país.

Para isso, a Anvisa disse ter notificado seus postos de fronteira, especialmente em aeroportos que recebem voos internacionais.

'A Anvisa iniciou a cobrança do comprovante de vacinação, ao mesmo tempo em que realiza as avaliações pontuais para os casos em que o viajante possa ser prejudicado pela mudança de regras entre o período de seu embarque e de sua chegada ao Brasil', disse a agência sanitária em nota publicada em seu site.

No sábado, o ministro do STF Luís Roberto Barroso determinou a exigência de comprovante de vacinação para os viajantes que chegam ao Brasil do exterior, alertando para a ameaça de se promover um 'turismo antivacina' pela falta de uma ação precisa do governo federal.

'O ingresso diário de milhares de viajantes no país, a aproximação das festas de fim de ano, de eventos pré-Carnaval e do próprio Carnaval, aptos a atrair grande quantitativo de turistas, e a ameaça de se promover um turismo antivacina, dada a imprecisão das normas que exigem sua comprovação, configuram inequívoco risco iminente, que autoriza o deferimento da cautelar', disse Barroso na decisão.

A decisão de Barroso foi tomada um dia após o governo adiar por uma semana a entrada em vigor de uma portaria que estabeleceria regras para entrada de estrangeiros por via aérea no país, incluindo a necessidade de quarentena de cinco dias para quem não estiver imunizado contra a Covid-19.

O adiamento foi anunciado depois de Ministério da Saúde sofrer um ataque hacker que retirou do ar os sistemas de dados da pasta e os registros de vacinação.

A Anvisa informou nesta segunda que aguarda a edição, por parte do Executivo, de portaria interministerial com o detalhamento das regras para entrada de viajantes no país, para fazer as adequações operacionais necessárias.

O presidente Jair Bolsonaro é abertamente contra a exigência de comprovação de vacinação, e ele próprio afirma que não tomou a vacina contra a Covid-19.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. anvisa inicia cobranca de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.