Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Ao MPF, Ministério da Saúde admite que cloroquina para malária foi usada para Covid-19

Placeholder - loading - 16/09/2020 REUTERS/Adriano Machado
16/09/2020 REUTERS/Adriano Machado

Publicada em  

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) - O Ministério da Saúde informou o Ministério Público Federal na semana passada que cloroquina produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que seria destinada inicialmente para o programa de combate à malária foi disponibilizada pela pasta no tratamento de Covid-19 --a despeito de não haver comprovação científica para esse uso.

'(...) A aquisição desse medicamento foi planejada e instruída para atendimento ao Programa de Malária. Entretanto, com o advento da pandemia pelo novo coronavírus e dadas as orientações de uso pelo Ministério da Saúde, este medicamento passou a ser disponibilizado no SUS, em 27/03/2020, também para uso no contexto Covid-19', disse a pasta, em documento visto pela Reuters.

'As distribuições foram realizadas aos Estados, Distrito Federal e municípios conforme o número de casos de Covid-19 registrados no Boletim do Ministério da Saúde e também com base nas solicitações enviadas pelas secretarias estaduais e municipais de Saúde', emendou.

O MPF no Distrito Federal abriu um procedimento preliminar para apurar se o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, cometeu irregularidades na sua gestão no enfrentamento à pandemia e um dos pontos é a aquisição de medicamentos.

Em nota, a Fiocruz afirma que não houve produção de cloroquina pela Fundação para pacientes com Covid-19, com uso de recursos da MP 940/2020, voltados a ações contra a Covid-19.

'O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) produz o medicamento cloroquina 150mg apenas para atendimento ao Programa Nacional de Prevenção e Controle da Malária, a partir de solicitações do Ministério da Saúde (MS) há quase 20 anos', informou.

Em sua live na quinta-feira, o presidente Jair Bolsonaro citou o caso, destacando que há uma 'polêmica muito grande' sobre a produção da hidroxicloroquina, se teria havido uma fabricação ou gasto a mais. Sem dar detalhes, ele disse que há uma produção de 3 milhões de comprimidos por ano e defendeu o uso.

'Ninguém está fazendo nada errado', afirmou ele, ao citar o chamado 'consumo off-label' ou fora da bula para Covid-19.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. ao mpf ministerio da saude …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.