Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Apesar de pressão, senador norte-americano Bob Menendez rejeita renunciar

Placeholder - loading - Senador norte-americano Bob Menendez faz seus primeiros comentários após indiciamento em Nova Jersey, EUA 25/9/2023 REUTERS/Mike Segar
Senador norte-americano Bob Menendez faz seus primeiros comentários após indiciamento em Nova Jersey, EUA 25/9/2023 REUTERS/Mike Segar

Publicada em  

Por Makini Brice e Doina Chiacu

WASHINGTON (Reuters) - O senador norte-americano Bob Menendez, do Partido Democrata, ignorou nesta segunda-feira pedidos para que renuncie ao seu mandato, negando qualquer irregularidade e prometendo permanecer no Congresso depois de promotores terem acusado ele e a mulher de aceitar propina de três empresários de Nova Jersey.

Alguns políticos, incluindo o governador democrata de Nova Jersey pediram publicamente a sua renúncia. Sua recusa em deixar o cargo pode complicar os esforços do seu partido para manter a maioria de 51 a 49 no Senado, embora Nova Jersey não eleja um republicano para a câmara alta do Parlamento desde 1972.

Menendez renunciou temporariamente, no entanto, de seu cargo como presidente do poderoso Comitê de Relações Exteriores do Senado. As regras dos democratas na Casa exigem membros acusados de crimes a renunciar às posições de liderança, embora possam reaver isso se forem considerados inocentes.

'Eu acredito firmemente que, quando todos os fatos forem apresentados, não apenas serei inocentado, como ainda serei senador por Nova Jersey', afirmou Menendez, de 69 anos, em seus primeiros comentários públicos desde que foi acusado, na sexta-feira.

Promotores norte-americanos afirmam que Menendez aceitou barras de ouro e centenas de milhares de dólares em dinheiro em troca de exercer sua influência para ajudar o governo egípcio e interferir nas investigações sobre os empresários.

A acusação quer que o senador perca bens, incluindo sua casa, uma Mercedes-Benz conversível ano 2019 e 566 mil dólares em dinheiro, barras de ouro e depósitos em contas bancárias.

Menendez disse que tem trabalhado para responsabilizar países, inclusive o Egito, por violações dos direitos humanos, e que o dinheiro em sua casa foi retirado de suas contas para bancar eventuais emergências.

'Se você olhar para as minhas ações relativas ao Egito durante o período descrito neste indiciamento, e em toda a minha carreira, verá que meu histórico é claro e consistente', afirmou.

Essa é a terceira vez que Menendez está sob investigação por procuradores federais, embora ele nunca tenha sido condenado.

Menendez, sua esposa Nadine Menendez e os empresários são esperados para comparecer ao tribunal federal de Manhattan na quarta-feira. As acusações que ele e sua esposa enfrentam podem resultar em pena de até 45 anos de prisão, embora os juízes em casos desse tipo geralmente imponham uma sentença menor do que a pena máxima possível.

(Reportagem adicional de Steve Holland)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. apesar de pressao senador …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.