Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Após anunciar retirada, EUA se recusam a pagar o que devem à OMS

Placeholder - loading - Logo da Organização Mundial da Saúde na sede da entidade em Genebra 25/06/2020 REUTERS/Denis Balibouse
Logo da Organização Mundial da Saúde na sede da entidade em Genebra 25/06/2020 REUTERS/Denis Balibouse

Publicada em  

WASHINGTON (Reuters) - Os Estados Unidos não pagarão os cerca de 80 milhões de dólares que devem à Organização Mundial da Saúde (OMS) e, em vez disso, redirecionarão o dinheiro para ajudar a pagar suas taxas na Organização das Nações Unidas (ONU), disse uma funcionária do governo norte-americano na quarta-feira.

O país planeja deixar a OMS em 6 de julho de 2021, depois que o presidente Donald Trump acusou a organização de se tornar um fantoche da China durante a pandemia do coronavírus. A OMS rejeitou a afirmação de Trump.

Uma porta-voz da OMS disse nesta quinta-feira em uma resposta por e-mail a um pedido de comentário: 'Nos referimos às nossas declarações anteriores em que lamentamos a decisão dos EUA de retirar-se. Aguardamos mais detalhes, que consideraremos cuidadosamente.'

Sob uma resolução conjunta de 1948 do Congresso dos EUA, Trump teve que dar um aviso prévio de um ano sobre a saída da OMS e é obrigado a pagar o que Washington deve pelo atual ano fiscal da organização.

Nerissa Cook, vice-secretária para organizações internacionais do Departamento de Estado, disse que os EUA atualmente devem à OMS cerca de 18 milhões de dólares pelo exercício financeiro de 2019 e 62 milhões de dólares referentes ao exercício financeiro de 2020.

'Esses recursos, juntos, estão sendo reprogramados para a ONU para pagar a taxação regular da ONU', disse Cook, referindo-se ao dinheiro que Washington é obrigado a pagar à ONU em Nova York.

O rival de Trump na eleição presidencial de novembro nos EUA, o ex-vice-presidente Joe Biden, afirmou que revogará a decisão de retirar os EUA da OMS se derrotar Trump no pleito marcado para 3 de novembro.

(Por Michelle Nichols e Humeyra Pamuk; Reportagem adicional de Stephanie Nebehay em Genebra)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. apos anunciar retirada eua se …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.