Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Após primeiro debate caótico, Trump e Biden fazem campanha em Estados cruciais

Placeholder - loading - Presidente dos EUA, Donald Trump, e candidato democrata Joe Biden participam do primeiro debate na corrida presidencial de 2020 29/09/2020 REUTERS/Jonathan Ernst
Presidente dos EUA, Donald Trump, e candidato democrata Joe Biden participam do primeiro debate na corrida presidencial de 2020 29/09/2020 REUTERS/Jonathan Ernst

Publicada em  

Por Joseph Ax

(Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e seu adversário democrata, Joe Biden, farão campanha nesta quarta-feira em Estados que desempenharão um papel crucial na eleição de novembro, após um debate caótico na véspera, marcado por interrupções e recriminações.

Trump desdenhou uma oportunidade de repudiar supremacistas brancos e mais uma vez se recusou a dizer se aceitará os resultados da eleição no primeiro debate de 2020, na noite de terça-feira, dois momentos que podem dar mais munição a Biden.

O primeiro dos três embates televisionados representou uma das últimas chances para Trump alterar a trajetória de uma corrida que a maioria das pesquisas de opinião o mostra perdendo, já que a maioria da população desaprova a maneira como ele trata tanto a pandemia do coronavírus quanto os protestos contra a injustiça racial.

O republicano Trump, de 74 anos, passará o dia em Minnesota – um dos poucos Estados que votaram nos democratas em 2016 na mira de sua campanha – com um evento de arrecadação de tarde antes de um comício em Duluth.

Biden, de 77 anos, e sua esposa, Jill, embarcarão em uma turnê de trem de quatro dias através de meia dúzia de cidades do leste de Ohio e do oeste da Pensilvânia, inclusive condados que Trump conquistou quatro anos atrás graças à força dos eleitores brancos da classe trabalhadora.

A Pensilvânia, que elegeu Trump com uma margem pequena em 2016, é vista por muitos estrategistas como o mais crucial dos seis Estados mais competitivos que provavelmente decidirão o desfecho da eleição – os outros são Arizona, Flórida, Michigan, Carolina do Norte e Wisconsin. A pesquisa Reuters/Ipsos mais recente na Pensilvânia apontou uma vantagem pequena de Biden.

Ohio, onde Trump venceu por oito pontos percentuais ao derrotar a democrata Hillary Clinton quatro anos atrás, é um dos Estados de inclinação republicana que Biden espera colocar no páreo em novembro.

Não parece provável que o debate de terça-feira, que várias vezes degenerou nas interjeições constantes de Trump e nas réplicas irritadas de Biden, tenha alterado significativamente a dinâmica da campanha.

Biden vem mantendo uma vantagem modesta, mas constante, em pesquisas de opinião nacionais há meses em meio à pandemia de coronavírus, mas sondagens nos Estados pêndulos mostram uma disputa muito mais acirrada.

Faltando menos de cinco semanas para a eleição de 3 de novembro, o debate representou uma das últimas chances para Trump reformular os termos da disputa. Mais de 1,3 milhão de norte-americanos de 15 Estados já votaram antecipadamente, de acordo com o Projeto Eleições dos EUA da Universidade da Flórida.

Nas últimas semanas, a campanha foi transtornada por grandes acontecimentos, como a morte de Ruth Bader Ginsburg, juíza progressista da Suprema Corte, a indicação de Trump da juíza conservadora Amy Coney Barrett para sua vaga e uma reportagem impactante do jornal New York Times segundo a qual Trump praticamente não pagou Imposto de Renda na maior parte das últimas duas décadas.

(Por Joseph Ax em Princeton, Nova Jersey)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. apos primeiro debate caotico …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.