Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Araújo nega à CPI que política do Itamaraty tenha atrapalhado enfrentamento da pandemia

Placeholder - loading - Ex-chanceler Ernesto Araújo antes de depor na CPI da Covid-19 no Senado, em Brasília 18/05/2021 REUTERS/Adriano Machado
Ex-chanceler Ernesto Araújo antes de depor na CPI da Covid-19 no Senado, em Brasília 18/05/2021 REUTERS/Adriano Machado

Publicada em  

BRASÍLIA (Reuters) - O ex-chanceler Ernesto Araújo afirmou nesta terça-feira à CPI da Covid que a política do Ministério das Relações Exteriores não ofereceu 'percalço' ao governo para que cumprisse suas incumbências durante a pandemia do novo coronavírus, e disse que o Itamaraty atuou em coordenação com o Ministério da Saúde.

O ministro negou que tenha recebido alguma orientação direta do presidente da República, Jair Bolsonaro, para a condução da política externa na pandemia, ou que o governo trabalhasse com um 'plano único', mas explicou que as diretrizes foram sendo definidas ao longo do tempo.

Araújo disse ainda não se recordar de 'divergências' de opiniões entre a pasta que chefiava e Bolsonaro a respeito da pandemia.

Sobre a aquisição de vacinas, explicou que a estratégia foi definida a partir de avaliação do Ministério da Saúde e que abrangia os imunizantes de Oxford/AstraZeneca e do consórcio Covax. O ex-ministro destacou a China e a Índia como países que mais têm cooperado com o Brasil no caso das vacinas.

(Reportagem de Lisandra Paraguassu e Maria Carolina Marcello; Edição de Pedro Fonseca)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. araujo nega a cpi que …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.