Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Argentina registra segundo superávit fiscal seguido em fevereiro com austeridade de Milei

Placeholder - loading - Ministro da Economia da Argentina, Luis Caputo 12/03/2024 REUTERS/Agustin Marcarian
Ministro da Economia da Argentina, Luis Caputo 12/03/2024 REUTERS/Agustin Marcarian

Publicada em  

BUENOS AIRES (Reuters) - A Argentina registrou um superávit fiscal primário de 1,23 trilhão de pesos (1,45 bilhão de dólares) em fevereiro, informou o ministro da Economia do país, Luis Caputo, nesta sexta-feira, marcando o segundo mês consecutivo de superávit após anos de déficits regulares.

O presidente libertário Javier Milei, tentando controlar a inflação elevada, implementou medidas de austeridade, incluindo cortes dolorosos nos gastos do Estado, reduzindo subsídios e podando o setor público.

Caputo acrescentou que os dois primeiros meses de 2024 registraram um superávit fiscal de 3,24 trilhões de pesos, representando 0,5% do produto interno bruto (PIB).

O superávit fiscal financeiro -- que inclui pagamento líquido de juros sobre a dívida pública -- foi de 338,1 bilhões de pesos no mês e, cumulativamente, 856,5 bilhões de pesos nos dois primeiros meses do ano.

O governo registrou 'dois meses consecutivos de superávit financeiro pela primeira vez desde o início de 2011, acumulando um superávit após os juros de quase 0,2% do PIB nos dois primeiros meses de 2024', informou o ministério em um comunicado.

O governo Milei tem como meta um déficit fiscal financeiro 'zero' este ano, parte das metas econômicas acordadas com o Fundo Monetário Internacional, com o qual o país tem em andamento um programa de empréstimo de 44 bilhões de dólares.

(Por Kylie Madry e Eliana Raszewski)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. argentina registra segundo …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.