Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Marrocos, Espanha e Portugal sediarão Copa do Mundo de 2030, com 3 primeiros jogos na América do Sul

Placeholder - loading - Estádio Centenário, em Montevidéu 06/04/2023 REUTERS/Mariana Greif
Estádio Centenário, em Montevidéu 06/04/2023 REUTERS/Mariana Greif

Publicada em  

Atualizada em  

ASSUNÇÃO (Reuters) - Marrocos, Espanha e Portugal vão sediar a Copa do Mundo de 2030, enquanto Uruguai, Argentina e Paraguai serão os anfitriões dos três primeiros jogos da competição para marcar o centenário do torneio, informou a Fifa nesta quarta-feira.

A Fifa disse que a candidatura conjunta de Marrocos, Portugal e Espanha era a única candidata a sediar o torneio. A entidade deveria anunciar a sede somente no próximo ano.

A primeira Copa do Mundo da história, em 1930, foi realizada no Uruguai e vencida pelos anfitriões após derrotarem a Argentina na final em Montevidéu.

A decisão desta quarta-feira marca a primeira vez que a Copa do Mundo será realizada em três continentes e seis países, o que pode significar que os jogos da fase de grupos podem ser realizados em estações diferentes dependendo do hemisfério.

“O Conselho da Fifa concordou por unanimidade que a candidatura única de Marrocos, Portugal e Espanha sediará o evento em 2030 e (suas seleções) se classificarão automaticamente a partir da atribuição de vagas existente”, afirmou a Fifa em um comunicado.

'Além disso, tendo em conta o contexto histórico da primeira Copa do Mundo da Fifa (no Uruguai), o Conselho da Fifa concordou por unanimidade em sediar uma cerimônia única de celebração do centenário na capital do país, Montevidéu... bem como três jogos da Copa do Mundo no Uruguai, Argentina e Paraguai, respectivamente.'

Mais cedo, o anúncio já havia sido antecipado pelo presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez.

'A Copa do Mundo Centenária 2030 começa onde tudo começou. Uruguai, Argentina e Paraguai sediarão as partidas de abertura do #MundialCentenario!', escreveu Domínguez na rede social X, sem dar mais explicações.

Por sua vez, a Associação de Futebol Argentino (AFA) disse que a seleção do país, campeã mundial em 2022, “disputará o primeiro jogo da fase de grupos do Mundial de 2030 em casa e com o seu povo”.

A Copa do Mundo de 2022 foi realizada no Catar.

“Em um mundo dividido, a Fifa e o futebol estão se unindo”, disse o presidente da Fifa, Gianni Infantino.

Infantino disse que a primeira das três partidas na América do Sul será disputada no Estádio Centenário, em Montevidéu, onde foi realizada a primeira Copa do Mundo, em 1930.

COPA DO MUNDO VOLTA À ESPANHA

Embora Portugal e Marrocos nunca tenham sediado uma Copa do Mundo, a Espanha sediou o torneio em 1982.

Pedro Rocha, presidente do Comitê de Gestão da Real Federação Espanhola de Futebol, disse que estava entusiasmado em trazer o Mundial de volta ao país, que venceu a Copa do Mundo em 2010.

“Tenho a certeza que junto de Marrocos e Portugal organizaremos a melhor Copa do Mundo da história”, afirmou.

Portugal, que sediou a Eurocopa em 2004, finalmente conseguirá sediar a Copa do Mundo depois de ser negado o direito para as edições de 2018 e 2022 junto com a Espanha.

Já Marrocos será o segundo país africano a receber o torneio, depois da África do Sul em 2010.

A Fifa também disse que a Copa do Mundo de 2034 será realizada na Ásia ou Oceania, com as associações membros desses continentes sendo convidadas a se candidatarem para sediar o torneio.

A Arábia Saudita anunciou a sua intenção de concorrer à edição de 2034, informou a agência estatal de notícias SPA.

A Copa do Mundo de 2026 será sediada nos Estados Unidos, Canadá e México.

(Reportagem de Daniela Desantis, em Assunção, e Rohith Nair, em Bengaluru)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. argentina uruguai e paraguai …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.