Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Arrecadação federal soma R$110,855 bi e tem melhor junho em 3 anos, diz Receita

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Arrecadação federal soma R$110,855 bi e tem melhor junho em 3 anos, diz Receita"

Publicada em  

Atualizada em  

BRASÍLIA (Reuters) - A arrecadação do governo federal subiu 2,01 por cento em junho na comparação com igual mês de 2017, a 110,855 bilhões de reais, sobretudo com as receitas vindas de royalties de petróleo compensando perdas geradas pela recente greve dos caminhoneiros.

Foi o melhor desempenho para o mês desde 2015, quando a arrecadação somou 113,625 bilhões de reais, número corrigido pela inflação, divulgou a Receita Federal nesta terça-feira.

Autoridades do governo já vinham apontando que haveria possível reflexo da greve que ocorreu no final de maio e causou forte desabastecimento no país, afetando o desempenho da economia.

Mas a arrecadação com royalties do petróleo novamente surpreendeu, ajudando a ofuscar esse efeito. Embalada pela alta do dólar e do preço da commodity no exterior, a linha de receitas não administradas pela Receita Federal --guiada sobretudo pelos royalties-- subiu 46,72 por cento em junho sobre igual mês do ano anterior, em termos reais, a 2,723 bilhões de reais.

Por sua vez, as receitas administradas pela Receita, que compreendem os impostos, avançou 1,23 por cento na mesma base de comparação, a 108,132 bilhões de reais.

Do lado positivo, puxaram o resultado de junho a arrecadação com Cofins e PIS/Pasep, com alta de 9,45 por cento sobre o mesmo mês do ano passado, e o Imposto de Importação/IPI-Vinculado, com crescimento de 29,66 por cento.

Em contrapartida, houve no mês queda de 27,93 por cento no Imposto de Renda sobre Rendimentos de Capital sobre junho passado, ao passo que a retração na arrecadação com IPI foi de 14,28 por cento.

Na avaliação da Receita, o dado do IPI em junho sofreu reflexo direto da paralisação dos caminhoneiros, já que houve em maio queda de 6,67 por cento na produção industrial no país, diminuindo a base de incidência do tributo.

Na semana passada, o governo manteve sua previsão de maiores receitas no ano, apesar de ter reduzido a expectativa para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) a 1,6 por cento neste ano, sobre 2,5 por cento antes, apontando principalmente o peso das receitas com royalties.

Mesmo com o PIB mais fraco, o governo tem afirmado que irá cumprir a meta de déficit primário de 159 bilhões de reais para o governo central, quinto resultado consecutivo no vermelho do país.

No primeiro semestre, informou ainda a Receita Federal, a arrecadação somou 714,255 bilhões de reais, crescimento real de 6,88 por cento sobre igual período do ano passado.

(Por Marcela Ayres; Edição de Patrícia Duarte)

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. arrecadacao federal soma …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.