alexametrics
Capa do Álbum: Antena 1
A RÁDIO ONLINE MAIS OUVIDA DO BRASILANTENA 1
    Veja todas as Notícias.

    Arte rupestre de 44 mil anos de idade é encontrada

    O desenho foi descoberto na parede de uma caverna da Indonésia

    Placeholder - loading - news single img
    O desenho tem cerca de cinco metros de largura. Crédito da imagem: iStock

    Publicada em  

    A arte rupestre narrativa mais antiga do mundo foi descoberta na parede de uma caverna da Indonésia. O desenho foi feito há 44 mil anos e encontrado por arqueólogos da Griffith University, que fica em Brisbane, na Austrália.

    Os estudiosos descrevem a pintura como uma cena de um búfalo sendo caçado por seres híbridos (metade homem, metade animal). Estas criaturas seguravam lanças e cordas.

    A caverna onde foi encontrada a pintura se chama Leang Bulu´Sipong 4, localizada no sul da ilha Sulawesi. Segundo pesquisadores, o desenho tem cerca de cinco metros de largura.

    Além do búfalo, que é chamado de anoa, o painel também tem o desenho de porcos selvagens, que podem ser encontrados nessa mesma ilha. As criaturas místicas pintadas na parede parecem humanas, porém possuem características de animais, como caudas. A pintura, segundo os estudiosos, descreve uma cena de caça.

    Para saber a idade da pintura, os arqueólogos fizeram uma análise no mineral que se acumulou na parede. O grupo de especialistas mediu o nível de diferentes isótopos (variantes de um elemento químico) do urânio radioativo encontrado no mineral. No desenho do porco, a substância começou a se formar há pelo menos 43.900 anos.

    Vale lembrar que esta arte é a mais antiga  em forma de narrativa, ou seja, um desenho que mostra um fato ou uma história. No entanto, a pintura rupestre mais velha do mundo está em um fragmento de rocha na África do Sul e tem 73 mil anos de idade.

    1. Home
    2. noticias
    3. arte rupestre de 44 mil anos …

    Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.