Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Arte rupestre de 44 mil anos de idade é encontrada

O desenho foi descoberto na parede de uma caverna da Indonésia

Placeholder - loading - O desenho tem cerca de cinco metros de largura. Crédito da imagem: iStock
O desenho tem cerca de cinco metros de largura. Crédito da imagem: iStock

Publicada em  

A arte rupestre narrativa mais antiga do mundo foi descoberta na parede de uma caverna da Indonésia. O desenho foi feito há 44 mil anos e encontrado por arqueólogos da Griffith University, que fica em Brisbane, na Austrália.

Os estudiosos descrevem a pintura como uma cena de um búfalo sendo caçado por seres híbridos (metade homem, metade animal). Estas criaturas seguravam lanças e cordas.

A caverna onde foi encontrada a pintura se chama Leang Bulu´Sipong 4, localizada no sul da ilha Sulawesi. Segundo pesquisadores, o desenho tem cerca de cinco metros de largura.

Além do búfalo, que é chamado de anoa, o painel também tem o desenho de porcos selvagens, que podem ser encontrados nessa mesma ilha. As criaturas místicas pintadas na parede parecem humanas, porém possuem características de animais, como caudas. A pintura, segundo os estudiosos, descreve uma cena de caça.

Para saber a idade da pintura, os arqueólogos fizeram uma análise no mineral que se acumulou na parede. O grupo de especialistas mediu o nível de diferentes isótopos (variantes de um elemento químico) do urânio radioativo encontrado no mineral. No desenho do porco, a substância começou a se formar há pelo menos 43.900 anos.

Vale lembrar que esta arte é a mais antiga em forma de narrativa, ou seja, um desenho que mostra um fato ou uma história. No entanto, a pintura rupestre mais velha do mundo está em um fragmento de rocha na África do Sul e tem 73 mil anos de idade.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. arte rupestre de 44 mil anos …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.