Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Artista da Semana: ABBA é destaque na programação

Saiba mais sobre o quarteto sueco que conquista o mundo desde a década de 1970

Placeholder - loading - Os integrantes da banda "Abba" para photoshoot. - Foto por Olle Lindeborg
Os integrantes da banda "Abba" para photoshoot. - Foto por Olle Lindeborg

Publicada em  

Completando 50 anos de sucesso em 2022, o quarteto sueco ABBA conquistou os quatro cantos do mundo com seus ritmos únicos e composições extraordinárias. Voltando de um hiato que durou 40 anos, o grupo continua encantando e surpreendendo seus admiradores - tanto antigos quanto novos.

Confira mais sobre a história da banda:

Ring, Ring: o começo

“People Need Love” foi a primeira música do quarteto, que antes se apresentava sob o nome “Björn & Benny, Agnetha & Anni-Frid”. Lançada em 1972 e incluída no primeiro álbum do grupo, “Ring Ring”, de 1973, o single fez um sucesso imenso na Suécia - muito maior do que os integrantes haviam esperado, incentivando-os a investir mais na carreira do grupo.

Abaixo você ouve "People Need Love”:


"People Need Love" conquistou um lugar no Top 20 da parada sueca de singles e chegou à 3ª colocação no chart das mais ouvidas em rádio popular, o “Tio i Topp”.

ABBA ANUNCIA LANÇAMENTO DE TODOS OS SEUS ÁLBUNS EM VINIL PICTURE DISC

Mas foi com a música “Ring, Ring” - lead single de seu primeiro álbum - que ABBA começou a ser conhecido a nível europeu - o quarteto se inscreveu com ela no festival Eurovision, conquistando o 3º lugar no pódio.

Abaixo você ouve “Ring Ring”:


A faixa foi originalmente escrita em sueco por Benny Andersson e Björn Ulvaeus, e a versão chegou ao primeiro lugar no país. Confira:


Waterloo: Eurovision de 1974

Foi com a faixa ‘Waterloo’ que a banda ABBA foi vista pelo mundo ao vencer o Eurovision de 1974, festival de competição musical europeu. A vitória foi a primeira da Suécia, com 24 pontos e em 2005, “Waterloo” foi eleita a melhor canção dos 50 anos da história do festival. Confira o hit:


No mesmo ano, o grupo havia lançado seu segundo álbum de estúdio - batizado de “Waterloo'' - que, em pouco tempo, tornou-se conhecido nos Estados Unidos, e a canção vencedora do festival alcançou o Top 10 na parada americana.

TRILHA SONORA DE “MAMMA MIA! HERE WE GO AGAIN” SERÁ LANÇADA EM VINIL

Confira a discografia do ABBA após sua coletânea de estreia, em 1973, e “Waterloo” (1974):

  • ABBA (1975)
  • Arrival (1976)
  • The Album (1977)
  • Voulez-Vous (1979)
  • Super Trouper (1980)
  • The Visitors (1981)
  • Voyage(2021)

Abaixo você encontra os maiores hits de cada álbum:

Mamma Mia! - ABBA


Dancing Queen - Arrival


Take A Chance On Me - The Album


Voulez-Vous - Voulez-Vous


Super Trouper - Super Trouper


The Visitors - Visitors


I Still Have Faith In You - Voyage


Você sabia que os integrantes do ABBA eram casais? Agnetha e Björn se casaram em 1971 e Anni-Frid e Benny Andersson em 1978, mas anos depois as separações culminaram no fim do grupo, em 1982.

Assim, "I Still Have Faith In You" fala sobre a relação entre os quatro membros da banda, que ainda são bons amigos.

ABBA: CURIOSIDADES SOBRE A BANDA

"É sobre perceber que é incrível estar onde estamos. Ninguém poderia imaginar isto, lançar um álbum após 40 anos e ainda sermos melhores amigos. Ainda gostando da companhia um do outro e tendo total lealdade", declarou Bjorn.

Voyage

Em 2021, a banda sueca ABBA lançou o primeiro álbum em quase 40 anos, “Voyage”, que, segundo Benny Andersson e Björn Ulvaeus, será o último com músicas inéditas do quarteto. A coletânea tem 10 músicas e sucede “The Visitors”, de 1981, o último lançamento do grupo desde sua separação, em 1982.

Voyage
Toque para aumentar

A banda pop, que tem milhões de álbuns vendidos, também decidiu dar mais um presente aos fãs: um show com hologramas dos integrantes, em Londres, previsto para maio de 2022. Sim, hologramas! As vozes são as do ABBA de hoje, mas os membros controlarão os movimentos de avatares que irão representar suas versões de 1979.

O projeto holográfico, desenvolvido em colaboração com George Lucas, criador da franquia “Star Wars”, foi a motivação que o quarteto precisava para criarem mais músicas juntos.

ABBA LANÇA NOVA VERSÃO DE

Benny Andersson, 74, e Björn Ulvaeus, 76, ficaram com a tarefa de promover o álbum. Já Agnetha Fältskog, 71, e Anni-Frid Lyngstad, 75, decidiram ficar de fora.

Antes do lançamento de “Voyage”, o grupo havia surpreendido o público com a divulgação de três faixas inéditas da tracklist, incluindo “I Still Have Faith In You”. Confira:

Don't Shut Me Down


Just A Notion


O mais novo álbum é icônico por alguns motivos. Além de ser o primeiro “sinal de vida” do ABBA desde sua separação, é também uma “máquina do tempo” para os fãs.

Mesmo que os vocais tenham mudado por causa da idade dos integrantes, o estilo das faixas continua similar ao que os ouvintes da banda sueca estão acostumados, levando-os diretamente às décadas de 1970 e 80.

Segundo Benny Andersson, “Voyage” é uma continuação de “The Visitors”, com ritmos mais sóbrios do que os presentes em “Waterloo” (1974), por exemplo.

Confira a tracklist completa de “Voyage”, assim como a playlist do álbum:

"I Still Have Faith in You"

"When You Danced with Me"

"Little Things"

"Don't Shut Me Down"

"Just a Notion"

"I Can Be That Woman"

"Keep an Eye on Dan"

"Bumblebee"

"No Doubt About It"

"Ode to Freedom"


Veja também:
EXCLUSIVO: LAUREN SPENCER-SMITH FALA SOBRE 'FLOWERS', SEU NOVO SINGLE

BELLE AND SEBASTIAN LANÇA NOVO SINGLE 'YOUNG AND STUPID'

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. artista da semana abba e …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.