Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Abba: curiosidades sobre a banda

O grupo Sueco lança seu novo álbum nessa sexta-feira, 5 de novembro

Placeholder - loading - Photoshoot
Photoshoot

Publicada em  

O Abba lançou seu novo álbum “Voyage” nessa sexta-feira, 5 de novembro. O lançamento já teve dois singles divulgados. Confira a matéria da Antena 1 sobre o assunto: https://a1r.fm/.

O grupo que fez sucesso nos anos 70, teve seu último lançamento em 1981 há 40 anos. "Eu soube quando Benny tocou a melodia que ela tinha que ser sobre nós", disse o colega de banda Björn Ulvaeus sobre "I Still Have Faith In You".?"Nenhuma imaginação poderia sonhar com isso, lançar um novo álbum depois de 40 anos e ainda sermos os melhores amigos e desfrutar da companhia um do outro, e ter total lealdade.", comenta Benny Anderson.

Dois singles desse disco foram lançados para promover o novo projeto. Confira:

I Still Have Faith In You


Don’t Shut Me Down


Para entrar no clima do lançamento, confira 10 curiosidades do ABBA.

Significado do Nome

O nome do grupo de Estocolmo é a junção das iniciais de seus membros: Agnetha Fältskog, Björn Ulvaeus, Benny Andersson e Anni-Frid Lyngstad.

Grupo Abba


Eurovision

Em 6 de abril de 1974 a banda participou do 19º Festival Eurovision da Canção em Brighton no Reino Unido e foi vitoriosa com a música “Watterloo”. Esse foi o ponto de partida para a carreira internacional da banda, a canção chegou ao 1º lugar na Inglaterra e ao 6º nos Estados Unido, produzida Michael B. Tretow a música tem toques do estilo Glam.

“Waterloo” foi considerada a melhor canção já apresentada no Eurovision.

Essa edição do festival teve outros pontos interessantes: foi a quarta e última vez que a apresentadora Katie Boyle ficou à frente do programa. Também foi incomum o festival ter sido sediado na Inglaterra, ele deveria ter ocorrido em Luxemburgo que havia vencido a edição anterior com a cantora Anne-Marie David, chamada de a voz de cristal. Outro ponto que chamou a atenção foi a roupa do maestro do festival que fazia uma releitura do uniforme militar de napoleão.

Veja a apresentação da banda no festival:


Casais

O quarteto era formado por dois casais Agnetha Fältskog era casada com Björn Ulvaeus e Anni-Frid Lyngstad com Benny Andersson. Porém, os casais não estão mais juntos, e segundo eles mesmos os problemas pessoais atrapalharam as composições da banda. “Acho que escrevi ‘Knowing Me Knowing You’ antes do divórcio. De muitas maneiras, o divórcio entre Agnetha e eu foi amigável” conta Björn.

Grupo Abba


The winner takes it all (björn e Frid)

Das separações, a de Benny e Frid foi mais tumultuada, porém gerou a ótima canção “The Winner Takes It All” que foi cantada por Agnetha e expressa a sensação que todos sentiam com os divórcios. “Foi fantástico fazer essa música porque eu podia me colocar naquele sentimento. Não me importei em compartilhar aquilo com o público, não parecia errado”, contou Björn, co-compositor da música.


Total de discos até 2015

Até maio de 2015 o grupo tinha vendido 380 milhões de álbuns, é considerado o 4º artista mais popular da história, ficando atrás apenas dos Beatles, Elvis Presley e Michael Jackson.

Veja a discografia da banda:

Ring Ring (1973)

Waterloo (1974)

ABBA (1975)

Arrival (1976)

The Album (1977)

Voulez-Vous (1979)

Super Trouper (1980)

The Visitors (1981)

Voyage (2021)


Recusa anos 2000

A reunião da banda não parecia que ia acontecer, o grupo chegou a recusar uma oferta de 1 bilhão de dólares para fazer um recontro nos anos 2000. “Foi há muito tempo, estamos envelhecendo e temos vidas diferentes.”, explicou Agnetha Faltskog a uma entrevista à rádio BBC.


Dancing Queen EUA

“Dancing Queen” foi a primeira canção da banda a alcançar o primeiro lugar do top 100 da Billboard. A faixa foi lançada no casamento do rei Carlos XVI Gustavo da Suécia com Silvia Sommerlath.


2018 gravar duas músicas

Em 2018, Björn anunciou que as duas novas canções que sairiam em 2019, mas sofreram um atraso. Contudo, em setembro do mesmo ano o anúncio mudou e seriam então cinco canções.

A banda vai se reunir em um show com uma nova tecnologia de hologramas que reproduzirá os membros mais novos, a ova tecnologia tem levantado expectativas.

Veja Também

BRUNO MARS E ANDERSON. PAAK LANÇAM NOVO SINGLE COM VIDEOCLIPE DO SILK SONIC

DIANA ROSS LANÇA NOVO ÁLBUM, “THANK YOU”

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. abba curiosidades sobre a …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.