Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

ARTISTA DA SEMANA: CORINNE BAILEY RAE É O DESTAQUE DA PROGRAMAÇÃO

A cantora britânica de soul music ficou muito conhecida pelo seu hit de sucesso “Put Your Records On”

Placeholder - loading - Corinne Bailey Rae em fundo amarelo. - Divulgação/Photoshoot
Corinne Bailey Rae em fundo amarelo. - Divulgação/Photoshoot

Publicada em  

Corinne Jacqueline Bailey, mais conhecida como Corinne Bailey Rae é a Artista Da Semana. Dessa maneira, nada mais justo do que saber um pouco mais sobre suas influências musicais e o antes e depois de sua carreira, que se iniciou no ano de 2006.

Corinne nasceu no dia 26 de fevereiro de 1973 na cidadezinha de Leeds, localizada no norte da Inglaterra, e viveu praticamente toda a sua infância experimentando os mais variados estilos musicais. Quando era apenas uma criança já participava dos coros de igreja em que sua família costumava frequentar, além de também estudar violino clássico na escola.

Corinne Bailey Rae
Toque para aumentar

Com apenas 15 anos de idade formou sua própria banda com algumas amigas da cidade, intitulada “Helen”, que tinha um estilo indie com influências de Led Zeppelin e Jimi Hendrix. Juntas, chegaram a realizar diversos shows em sua cidade natal, o que fez com que Corinne se destacasse com sua função de vocalista e ser autora da maioria dos hits de sucesso do grupo.

Essa fase incrível da vida da cantora durou cerca de 3 anos, quando a banda teve de romper devido a gravidez da baixista. Mesmo assim, não demorou muito para que ela se reinventasse e enquanto cursava Literatura na Universidade de Leeds, trabalhava em uma chapelaria de um clube de jazz. A oportunidade perfeita para demonstrar todo o seu talento apareceu! Nos dias em que o espaço tinha menos movimentação, Rae aproveitava para soltar sua voz no palco, acompanhada, é claro, pela banda do clube.

A partir daí a artista se encontrou na sua nova paixão pelo jazz e soul music!

Corinne Bailey Rae
Toque para aumentar

Demorou aproximadamente 10 anos para que ela incrementasse cada vez mais performances, músicas e repertórios em sua carreira e finalmente lançar seu primeiro CD. Por mais que ela fizesse um excelente trabalho fazendo apresentações em estabelecimentos comerciais e em festa de familiares e amigos, ela realmente precisava de alguém que apostasse nela e em seus dons musicais. E foi exatamente o que aconteceu quando, no ano de 2004, Corinne foi contratada pela gravadora EMI Records.

Nesse mesmo grande momento, Rae se encontrava na beirada da fama quando foi contratada temporariamente, pela Global Talent Publishing, para colaborar em um álbum da dupla inglesa de cantores chamada “Artful Dodger”. A canção em questão, intitulada “ Young And Foolish”, fez muito sucesso no ano de 2005.

Confira:



E cada vez mais a artista foi ganhando seu espaço na indústria musical. Claro que não podemos deixar de falar sobre o maior e inesquecível sucesso de sua carreira: o single “Put Your Records On”, lançado em 2006. Corinne foi definitivamente certeira em uma de suas primeiras músicas, que se alastrou pela indústria musical mundial!

A música, que fez parte de seu álbum de estreia autointitulado com seu próprio nome, vendeu em torno de 2 milhões de cópias, além de atingir o topo das principais paradas norte-americanas, como a Billboard Hot 100, e britânicas, como o UK R&B Chart e UK Singles Chart. Nos Estados Unidos ela chegou a vender quase 1 milhão de downloads em janeiro de 2010. E não para por aí! A obra também chegou a ser nomeada a duas estatuetas do Grammy Awards de 2007, para Gravação do Ano e Canção do Ano.

Relembre:



Curiosamente, a canção voltou a se destacar em 2020 devido ao lançamento de um cover realizado pelo cantor norte-americano, com suas influências indie rock, chamado Ritt Momney. A nova versão da faixa fez um tremendo sucesso quando foi estreada, e consequentemente viralizada, na rede social TikTok.


.


Cofnira também a versão live da canção original:

Outra obra que também foi responsável por destacar a artista na indústria musical foi “Like a Star”, lançada em novembro de 2005, que também fez parte do primeiro álbum de Corinne. Um fato interessante é que seu lançamento original foi feito de forma limitada, sendo apenas 3000 cópias fabricadas, se tornando um item muito procurado pelos fãs de Rae.

O relançamento, realizado quase um ano depois em outubro de 2006, teve de ser feito devido a alta demanda e popularidade do single na época. Consequentemente, ele estreou na posição 56 na Billboard Hot 100. Além disso, Corinne teve a honra de performar “Like A Star” na 49ª edição do Grammy Awards em fevereiro de 2007, que coincidentemente recebeu uma indicação para essa mesma premiação para Canção do Ano no ano seguinte.

Outra grande conquista para o single, além do seu evidente retorno comercial muito positivo, foi o prêmio “Som de 2006” da British Broadcasting Corporation, coorporação pública de rádio e televisão do Reino Unido.

Naquele mesmo ano, Corinne realizou sua primeira turnê internacional pela Europa e América do Norte com o cantor e compositor norte-americano John Legend, chegando a realizar cerca de 55 shows, incluindo grandes festivais como o Rock In Rio Lisboa e o Live Earth. E para complementar o ano de 2006 com ainda mais coisas boas, a artista também foi certificada duas vezes platina pela RIAA (Recording Industry Association of America- organização comercial que representa as gravadoras e distribuidores estadunidenses) e premiada com dois MOBO Awards (Music Of Black Origin Awards, premiação realizada anualmente no Reino Unido para reconhecer artistas de qualquer nacionalidade que apresentam música negra).

Alguns anos depois, em 2016, Rae marcou seu retorno na indústria musical, após ter dado uma pausa em sua carreira para se dedicar ao seu doutorado honorário pela Universidade de Leeds em 2011, com o lançamento do álbum intitulado “The Heart Speaks in Whispers”, que estreou em segundo lugar no ranking da R&B da Billboard.

Provando que não caiu no esquecimento do público e do mundo da música, Corinne foi convidada, em 2019, a contribuir com uma seleção para um álbum de tributo a Tom Waits, chamado “Come On Up To The House: Women Sing Waits”. A cantora escolheu gravar “Jersey Girl”, que também é associada ao cantor, compositor, violonista e guitarrista Bruce Springsteen.

Assim, a carreira de Corinne Bailey Rae foi se desenvolvendo ao longo de projetos e turnês de muito sucesso e aclamados pelo seu extenso e grande público de fãs.

Veja também:

AS 10+ ANTENA 1 DE 5 DE MARÇO

LETRA E TRADUÇÃO: WOMAN IN CHAINS - TEARS FOR FEARS

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. artista da semana corinne …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.