Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Artistas processam empresas de inteligência artificial por direitos autorais

Placeholder - loading - Imagem gerada pelo aplicativo de inteligência artificial Midjourney mostra como seria hoje rosto de criança desaparecida durante a ditadura argentina 24/07/2023 REUTERS/Agustin Marcarian
Imagem gerada pelo aplicativo de inteligência artificial Midjourney mostra como seria hoje rosto de criança desaparecida durante a ditadura argentina 24/07/2023 REUTERS/Agustin Marcarian

Publicada em  

Por Blake Brittain

(Reuters) - Um grupo de artistas visuais entrou com um novo processo de direitos autorais contra a Stability AI, a Midjourney e outras empresas por supostamente usarem indevidamente seu trabalho para treinar sistemas generativos de inteligência artificial.

O juiz distrital norte-americano William Orrick rejeitou partes do processo no mês passado, mas deu aos demandantes originais permissão para prosseguir com suas reivindicações novamente em uma nova queixa. O processo alterado, aberto na quarta-feira, acrescenta sete novos artistas à ação coletiva proposta contra Stability, Midjourney, DeviantArt e o novo réu Runway AI, assim como mais detalhes sobre a suposta violação.

Representantes das empresas não responderam imediatamente aos pedidos de comentários na quinta-feira.

As ilustradoras Sarah Andersen, Kelly McKernan e Karla Ortiz processaram inicialmente as empresas em janeiro, em um dos primeiros de vários processos movidos por proprietários de direitos autorais contra empresas de tecnologia pela suposta utilização do seu trabalho no treinamento de ferramentas de IA.

Orrick encontrou falhas em alguns dos argumentos dos artistas, incluindo que a produção de IA das empresas infringe seus direitos autorais, mas deixou intacta a alegação central de que o processo de treinamento em IA viola seus direitos.

Os autores da ação reafirmaram suas reivindicações na quarta-feira, agora acompanhados pelos artistas H. Southworth, Grzegorz Rutkowski, Gregory Manchess, Gerald Brom, Jingna Zhang, Julia Kaye e Adam Ellis.

“Embora os réus gostem de descrever seus produtos de imagem de IA em termos elevados, a realidade é mais suja e desagradável”, disseram os artistas. “Os produtos de imagem de IA são valorizados principalmente como dispositivos de lavagem de direitos autorais, prometendo aos clientes os benefícios da arte sem os custos dos artistas.”

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. artistas processam empresas …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.