Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

ASML nega ter vendido equipamento de fabricação de chips EUV para a China

ASML nega ter vendido equipamento de fabricação de chips EUV para a China

Reuters

19/06/2026

Placeholder - loading - Logotipo da ASML Holding é visto na sede da empresa em Eindhoven, na Holanda, em 23 de janeiro de 2019 REUTERS/Eva Plevier
Logotipo da ASML Holding é visto na sede da empresa em Eindhoven, na Holanda, em 23 de janeiro de 2019 REUTERS/Eva Plevier

19 Jun (Reuters) - A fabricante de equipamentos para ​chips ASML afirmou nesta sexta-feira que nunca enviou uma máquina de litografia de ultravioleta extremo (EUV na sigla em inglês) para a China, após a notícia de que autoridades norte-americanas estavam preocupadas com a possibilidade de um dos equipamentos mais avançados da empresa ter chegado ao país.

“A ASML nunca enviou uma máquina EUV para a China, nem enviou para lá qualquer componente, módulo ou equipamento especialmente projetado para ser usado em uma máquina EUV”, afirmou a fabricante de chips à Reuters em comunicado enviado por ⁠email.

A ⁠Bloomberg News havia noticiado anteriormente que o ​secretário ‌de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, havia manifestado preocupação com a possibilidade de que as máquinas de litografia de ultravioleta extremo (EUV) da ASML pudessem ter chegado à China, violando as restrições de exportação lideradas pelos EUA.

Lutnick ⁠expressou essas preocupações aos principais líderes da empresa holandesa em uma série ​de reuniões, acrescentou a reportagem.

A ASML afirmou ter refutado as alegações relativas ​ao descumprimento dos controles de exportação para a ‌China, acrescentando que tem “ajustado ​consistentemente ⁠seus negócios a qualquer evolução nos controles de exportação para cumprir quaisquer novas regras”.

Os sistemas EUV mais avançados da ASML têm aproximadamente o tamanho de um ônibus escolar ​e pesam 180 toneladas.

“No que diz respeito à exportação de equipamentos de fabricação de semicondutores, a Holanda opera com regras claras e listas de controle, com base no Regulamento Europeu de Dupla Utilização e em medidas nacionais adicionais”, afirmou o ​Ministério das Relações Exteriores da Holanda em comunicado enviado por email.

“Todos os equipamentos, componentes e tecnologias que se enquadram explicitamente nessas regras exigem uma licença”, afirmou o ministério, acrescentando que aplica essa política de forma muito rigorosa e “intervém quando necessário”.

O Departamento de Comércio dos EUA e a Casa Branca não estavam disponíveis para comentar imediatamente fora do horário comercial quando contatados pela Reuters.

Em abril, Washington propôs uma lei ​exigindo que os aliados dos EUA se alinhem aos seus controles de exportação para ‌restringir a capacidade da China de ⁠fabricar semicondutores avançados, com equipamentos fabricados pela ASML citados na legislação.

A Reuters noticiou em dezembro que cientistas chineses desenvolveram um protótipo de uma máquina EUV ⁠construída por uma equipe de ex-engenheiros da ASML, um ⁠esforço descrito como a versão chinesa ⁠do Projeto Manhattan.

(Reportagem de ⁠Anusha ​Shah em Bengaluru, Mrinmay Dey na Cidade do México e Anna Peverieri em Barcelona)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.