Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

AstraZeneca e UE chegam a acordo sobre disputa envolvendo entrega de vacinas

Placeholder - loading - Frasco rotulado como de vacina da AstraZeneca contra Covid-19 sobre a bandeira da União Europeia em foto de ilustração 03/09/2021 REUTERS/Dado Ruvic
Frasco rotulado como de vacina da AstraZeneca contra Covid-19 sobre a bandeira da União Europeia em foto de ilustração 03/09/2021 REUTERS/Dado Ruvic

Publicada em  

Por Pushkala Aripaka e Ludwig Burger

(Reuters) - A AstraZeneca e a Comissão Europeia chegaram a um acordo sobre a entrega de 200 milhões de doses de vacinas contra Covid-19 devidas pela farmacêutica, encerrando uma disputa a respeito da escassez de imunizantes que prejudicou a empresa e a campanha de vacinação da região.

A disputa mergulhou a União Europeia em uma crise no início deste ano, quando países pressionados a acelerar vacinações corriam atrás de vacinas. Ela também provocou uma crise de relações públicas na AstraZeneca, comandada pelo francês Pascal Soriot.

Depois de diminuir sua dependência da farmacêutica anglo-sueca, Bruxelas disse que partes dos volumes acertados no acordo seriam transferidos para fora da UE para amenizar a desigualdade global de vacinas – agora os principais suprimentos do bloco são da Pfizer/BioNTech,.

Como parte do pacto desta sexta-feira, a AstraZeneca se compromete a entregar 60 milhões de doses de sua vacina Vaxzevria até o final do terceiro trimestre deste ano, 75 milhões até o final do quarto trimestre e 65 milhões até o final do primeiro trimestre de 2022.

Quando se incluem as entregas já feitas, o cronograma delineia o cumprimento de um contrato de compra a granel de 300 milhões de doses firmado cerca de um ano atrás entre a empresa e a UE depois de meses de conflitos por causa de atrasos.

'Há diferenças consideráveis entre as taxas de vacinação de nossos Estados-membros, e a disponibilidade constante de vacinas, incluindo a da AstraZeneca, continua sendo crucial', disse a comissária de saúde da UE, Stella Kyriakides.

(Por Pushkala Aripaka em Bengaluru, Keith Weir em Londres e Ludwig Burger em Frankfurt)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. astrazeneca e ue chegam a …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.