Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

AstraZeneca publicará dados completos de teste após crítica dos EUA

Placeholder - loading - Frascos rotulados como de vacina da AstraZeneca contra Covid-19 em frente ao logo da empresa em foto de ilustração 14/03/2021 REUTERS/Dado Ruvic
Frascos rotulados como de vacina da AstraZeneca contra Covid-19 em frente ao logo da empresa em foto de ilustração 14/03/2021 REUTERS/Dado Ruvic

Publicada em  

LONDRES (Reuters) - A AstraZeneca publicará resultados atualizados de seu teste de vacina contra Covid-19 mais recente dentro de 48 horas, depois que autoridades de saúde dos Estados Unidos disseram que a análise da farmacêutica sobre a eficácia da vacina pode não ter se baseado em todos os dados disponíveis.

A refutação pública rara marca o contratempo mais recente da vacina que chegou a ser saudada como um marco da luta contra a pandemia de Covid-19, mas desde então está sendo assolada por dúvidas sobre sua eficácia e possíveis efeitos colaterais.

A AstraZeneca disse que resultados que publicou na segunda-feira atribuindo à vacina um índice de eficácia de 79% se basearam em uma análise de dados provisórios coletados até 17 de fevereiro e que agora se 'engajará imediatamente' com o comitê que monitora o teste para compartilhar sua análise completa.

A farmacêutica anglo-sueca informou nesta terça-feira que revisou a avaliação preliminar de sua análise total, ou principal, e que descobriu que ela é condizente com o relatório provisório.

Suas ações caíram 1,8% no pregão de Londres.

Também na segunda-feira, o Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos EUA (Niaid) disse que o comitê encarregado de garantir a precisão do teste expressou o receio de que a empresa possa ter transmitido uma visão incompleta da eficácia da vacina.

Anthony Fauci, o diretor do Niaid, disse que a questão toda foi um erro involuntário muito infeliz.

'Esta muito provavelmente é uma vacina muito boa, e este tipo de coisa não... faz nada além de criar alguma dúvida sobre as vacinas, e pode contribuir para a desconfiança', disse ele no programa 'Good Morning America' da rede ABC News.

'Os dados são bastante bons, mas quando eles os colocaram no informe à imprensa não estava completamente precisos', disse.

Além de se mostrar 79% eficaz na prevenção de doença sintomática no teste que aconteceu nos EUA, no Chile e no Peru, os dados também mostraram que a vacina foi 100% eficaz contra formas graves da doença e hospitalizações e não apresentou um risco adicional de coágulos sanguíneos.

A confiança na vacina sofreu um revés neste mês quando mais de uma dúzia de países, a maioria da Europa, suspendeu temporariamente seu uso depois que relatos a ligaram a um problema de coágulo sanguíneo raro em um número muito pequeno de pessoas.

(Por Miyoung Kim em Cingapura; reportagem adicional de Shubham Kalia em Bengaluru, Ludwig Burger em Frankfurt e Kate Kelland em Londres)

((Tradução Redação São Paulo, 5511 56447702))

REUTERS TR

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. astrazeneca publicara dados …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.