Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Tribunal nega fiança a homem que matou cinco em redação de jornal de Maryland

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Tribunal nega fiança a homem que matou cinco em redação de jornal de Maryland"

Publicada em  

Atualizada em  

Por Warren Strobel

ANNAPOLIS, Estados Unidos (Reuters) - Um cidadão do Estado norte-americano de Maryland acusado de invadir uma redação em Anápolis com uma espingarda de repetição e matar cinco pessoas teve um pedido de fiança negado nesta sexta-feira depois de um dos ataques mais mortíferos contra jornalistas na história dos Estados Unidos.

Jarrod Ramos, de 38 anos e morador de Laurel, situada 40 quilômetros a oeste de Anápolis, não está cooperando com os investigadores, disseram autoridades, e não falou ao aparecer em uma teleconferência transmitida de um local de detenção para uma audiência preliminar no tribunal criminal do condado de Anne Arundel.

Ramos tinha uma desavença antiga com o jornal atacado, que ele processou por difamação sem sucesso em 2012 em reação a um artigo que relatou como ele assediou uma ex-colega do ensino secundário, mostraram registros legais.

Ele é acusado de entrar no escritório do Capital Gazette na noite de quinta-feira e abrir fogo contra uma porta de vidro, procurando vítimas e cobrindo a redação de disparos enquanto repórteres se escondiam sob as mesas e imploravam ajuda em redes sociais. Procuradores disseram que ele bloqueou uma porta dos fundos para impedir que as pessoas fugissem.

O sujeito estava lá para matar tantas pessoas quanto pudesse , disse o chefe de polícia do condado de Anne Arundel, Timothy Altomare, em uma coletiva de imprensa, acrescentando que o suspeito foi identificado com o uso de tecnologia de reconhecimento facial.

Altomare disse que provas encontradas na casa do suspeito mostraram que ele planejou o ataque, e que a espingarda calibre 12 que usou foi comprada legalmente cerca de um ano atrás.

Rob Hiaasen, de 59 anos, Wendi Winters, de 65, Rebecca Smith, de 34, Gerald Fischman, de 61, e John McNamara foram mortos a tiros. Todos eram jornalistas, com exceção de Rebecca, que era assistente de vendas, disse a polícia. Hiaasen era irmão do famoso escritor Carl Hiaasen.

O jornal Capital, parte do grupo Gazette, publicou uma edição nesta sexta-feira com fotos de cada uma das vítimas e a manchete 5 mortos a tiros no Capital em sua primeira página.

Seus editores deixaram a página do editorial vazia, a não ser por uma nota dizendo estarem sem palavras.

Fotos amplamente compartilhadas em redes sociais mostraram funcionários do jornal trabalhando em laptops na garagem de um estacionamento para produzirem a edição desta sexta-feira enquanto esperavam notícias sobre o destino de seus colegas depois do ataque.

Em 2012, Ramos entrou com um processo de difamação contra Eric Hartley, ex-jornalista e colunista do grupo Capital Gazette, e contra Thomas Marquardt, então editor do grupo, de acordo com um documento judicial.

Uma reportagem do jornal escrita por Hartley afirmava que Ramos havia assediado uma mulher pelo Facebook e se declarado culpado de assédio, de acordo com o documento.

Nem Hartley nem Marquardt trabalham mais para o jornal ou estavam em sua redação na quinta-feira.

Um tribunal decidiu que o conteúdo do artigo era preciso e baseado em registros públicos, segundo o documento, e em 2015 uma corte superior de Maryland confirmou a decisão rejeitando o recurso de Ramos.

(Reportagem adicional de Brendan O'Brien, em Milwaukee; Doina Chiacu, em Washington; e Gina Cherelus, em Nova York)

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. atualiza 1 tribunal nega …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.