Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Banco dos Brics reitera que não avalia novos projetos na Rússia

Placeholder - loading - Presidente do Banco dos Brics, Dilma Rousseff, durante entrevista coletiva na sede do banco em Xangai 30/05/2023 REUTERS/Aly Song
Presidente do Banco dos Brics, Dilma Rousseff, durante entrevista coletiva na sede do banco em Xangai 30/05/2023 REUTERS/Aly Song

Publicada em  

Atualizada em  

(Reuters) - O Novo Banco de Desenvolvimento (NDB, também conhecido como Banco dos Brics) reiterou nesta quarta-feira que não está considerando novos projetos na Rússia e opera em conformidade com as restrições aplicáveis nos mercados financeiros e de capitais internacionais.

'Quaisquer especulações sobre projetos na Rússia são infundadas', disse em nota o banco, comandado pela ex-presidente brasileira Dilma Rousseff.

A Rússia tem sido alvo de sanções internacionais devido à invasão da Ucrânia pelo país em fevereiro do ano passado.

A nota do Banco dos Brics acrescenta que Dilma estará em São Petersburgo, na Rússia, nesta quarta-feira, para discursar na 2ª Cúpula Rússia-África. Ela também se reunirá com os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da África do Sul, Cyril Ramaphosa. Os dois países são fundadores do Banco dos Brics, grupo formado também por Brasil, Índia e China.

'Tanto no encontro com os presidentes da Rússia e da África do Sul, Dilma Rousseff vai discutir a próxima Cúpula dos Brics, que será realizada na África do Sul, tratando de temas como a expansão de membros do NDB e outros assuntos', disse a nota.

'Cabe destacar que a expansão dos membros do NDB não tem os mesmos requisitos e critérios aplicáveis à expansão dos membros do grupo geopolítico Brics. Hoje o banco já tem entre seus membros Bangladesh, Egito e Emirados Árabes Unidos.'

A nota informou ainda que Dilma se reunirá com representantes de outros países africanos às margens do evento em São Petersburgo e que usará o encontro para discutir sua participação na próxima cúpula dos Brics, a ser realizada entre os dias 22 e 24 de agosto na África do Sul.

(Por Camila Moreira)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. banco dos brics reitera que …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.