Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

BC da China usará política monetária 'precisa e vigorosa' para estimular recuperação

Placeholder - loading - Sede do banco central da China em Pequim 03/02/2020 REUTERS/Jason Lee
Sede do banco central da China em Pequim 03/02/2020 REUTERS/Jason Lee

Publicada em  

PEQUIM (Reuters) - O banco central da China disse nesta quarta-feira que intensificará os ajustes de política monetária e a implementará de forma 'precisa e vigorosa' para apoiar uma economia cuja recuperação estava melhorando com 'impulso crescente'.

O Banco do Povo da China manterá a liquidez razoavelmente ampla e manterá a expansão estável do crédito, disse o banco em um comunicado após uma reunião trimestral de seu comitê de política monetária.

'O ambiente externo atual está se tornando mais complexo e severo, o comércio econômico internacional e os investimentos estão desacelerando, a inflação ainda está alta e as taxas de juros nos países desenvolvidos permanecem elevadas', disse o banco central.

'A economia doméstica continua a se recuperar e melhorar, com um impulso crescente, mas ainda enfrenta desafios como a demanda insuficiente.'

'Precisamos continuar a trabalhar arduamente e aproveitar o impulso de melhoria, intensificar os ajustes da política macroeconômica, implementar a política monetária prudente de forma precisa e vigorosa', disse o banco central.

A redação dos mais recentes comentários foi consistente com a linha adotada anteriormente pelo banco central, embora as falas sobre a economia tenham parecido um pouco mais positivas, já que a instituição havia dito em sua declaração de abril que a recuperação carecia de bases sólidas.

A segunda maior economia do mundo está mostrando alguns sinais de estabilização após uma enxurrada de medidas modestas, mas a perspectiva é obscurecida por uma desaceleração do setor imobiliário, envelhecimento da demografia, alta dívida e tensões geopolíticas.

O banco central orientará os bancos a reduzirem os custos de empréstimos para empresas e famílias e apoiará os bancos na reposição de capital, afirmou.

A China intensificará os investimentos do governo e os incentivos políticos para estimular o investimento privado e promover a recuperação dos preços a partir de um nível baixo, informou o ainda o banco central.

A instituição também reafirmou sua posição de manter o iuan estável e evitar o risco de que a moeda ultrapasse limites.

O banco central também se comprometeu a promover o desenvolvimento saudável e estável do mercado imobiliário, implementando políticas para reduzir os índices de entrada e as taxas de hipotecas para alguns compradores de imóveis.

(Reportagem da redação de Pequim e Kevin Yao)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. bc da china usara politica …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.