Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

BC destaca que autonomia garantirá maior confiança e credibilidade

Placeholder - loading - Prédio do Banco Central em Brasília 20/03/2020 REUTERS/Adriano Machado
Prédio do Banco Central em Brasília 20/03/2020 REUTERS/Adriano Machado

Publicada em  

Por Camila Moreira

SÃO PAULO (Reuters) - O Banco Central afirmou que a aprovação da autonomia formal da autoridade monetária garantirá maior confiança e credibilidade de que ela será capaz de cumprir seus objetivos, de acordo com nota divulgada na noite de quarta-feira.

A Câmara dos Deputados concluiu na quarta-feira a votação de projeto que confere autonomia formal ao BC, de forma a garantir à instituição financeira que execute suas tarefas sem risco de interferência político-partidária.

'A autonomia legal promoverá maior credibilidade ao BC e, assim, facilitará a obtenção de inflação baixa, menores juros estruturais, menores riscos e maior estabilidade monetária e financeira', disse o BC na nota.

'Além disso, a autonomia permite à instituição buscar seus objetivos, estabelecidos em lei e pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), de maneira técnica, objetiva e imparcial, reduzindo a instabilidade econômica em períodos de transição de governo, e alinhando o BC às melhores práticas internacionais.'

O BC destacou ainda a importância de separar o ciclo político do ciclo de política monetária, explicando que a política monetária requer um horizonte de longo prazo, enquanto o ciclo político possui um horizonte de prazo mais curto.

'A mudança institucional trazida pela autonomia irá contribuir para consolidar os ganhos alcançados nos últimos anos em termos de estabilidade de preços e estabilidade financeira. A autonomia legal também complementa e apoia a ampla agenda de reformas que o BC tem empreendido para promover um sistema financeiro mais eficiente, competitivo e inclusivo no Brasil', completou.

O projeto da autonomia do BC irá agora à sanção presidencial.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. bc destaca que autonomia …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.