BC do Japão recebe pedidos para pausar ou desacelerar redução dos títulos, mostra ata de reunião
BC do Japão recebe pedidos para pausar ou desacelerar redução dos títulos, mostra ata de reunião
Reuters
02/06/2026
Por Leika Kihara
TÓQUIO, 2 Jun (Reuters) - O Banco do Japão recebeu um número considerável de solicitações para pausar ou desacelerar o ritmo de redução de suas compras de títulos a partir do ano fiscal de 2027, mostrou nesta terça-feira a ata de uma reunião entre o banco central e instituições financeiras.
As solicitações, feitas na reunião do Banco do Japão com investidores em títulos em 21 e 22 de maio, serão levadas em consideração quando o banco revisar seu plano de redução de títulos que vai até março do próximo ano e quando apresentar um novo plano para o ano fiscal de 2027 em sua reunião de 15 e 16 de junho.
A ata aumenta a chance de que o banco central seja cauteloso em seu plano de aperto quantitativo - em andamento desde 2024 como parte dos esforços do presidente Kazuo Ueda de desfazer um programa de estímulo maciço de uma década.
De acordo com o plano, o Banco do Japão vem reduzindo gradualmente as compras de títulos e atualmente diminui as aquisições mensais em 200 bilhões de ienes (US$1,25 bilhão) a cada trimestre.
Os mercados estão atentos a pistas sobre se o Banco do Japão fará uma pausa na redução e continuará comprando títulos do governo japonês no ritmo atual de cerca de 2,1 trilhões de ienes por mês no ano fiscal que começa em abril de 2027.
'Não há necessidade de reduzir ainda mais porque, mesmo que o Banco do Japão continue comprando no ritmo atual de 2,1 trilhões de ienes, seu saldo de reserva cairá significativamente no médio e longo prazo e pode colocar pressão sobre o mercado monetário', disse um participante na reunião.
Dois outros participantes também pediram a manutenção do ritmo atual de compra mensal de títulos para além do ano fiscal de 2027, sendo que um deles argumentou que o nível atual de compras é comparável ao observado antes da introdução pelo banco central, em 2013, de um programa massivo de compra de ativos, segundo a ata.
'Para fornecer moeda alinhada com o crescimento econômico, o Banco deve continuar com uma certa escala de compras de títulos', mostrou uma quarta opinião.
Outros participantes pediram que o Banco do Japão reduza a compra mensal de títulos em 100 bilhões de ienes ou 200 bilhões de ienes a cada trimestre, segundo a ata.
Reuters

