Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Beatles: Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band faz aniversário internacional

Um dos discos mais importantes da história

Placeholder - loading - Beatles - Capa do Álbum Photoshoot/Divulgação
Beatles - Capa do Álbum Photoshoot/Divulgação

Publicada em  

Um dos discos mais icônicos dos Beatles, “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, está fazendo aniversário de lançamento internacional. O álbum trouxe impacto para a indústria musical na época, sendo considerado uma das produções mais importantes da história musical. Tal sucesso e prestígio se deve principalmente à forma despretensiosa e madura de experimentar durante a produção.

Veja também: Entrevista emblemática de John Lennon faz 53 anos hoje!

O disco é considerado um conceito, isto é, aborda algo bem mais profundo e intrínseco em uma ideia do que apenas músicas comerciais compiladas. A concepção de um “Sargento Pepper” envolvia uma banda militar da era Eduardiana – período histórico no Reino Unido correspondente ao reinado de Eduardo VII que ocorreu de 1901 a 1910 –, e surgiu do diretor de turnês Mal Evans, que estava em um voo com Paul McCartney. Um ano depois o artista deu a ideia de que o disco fosse pensado como a performance de um grupo ficcional, acordado pelos outros membros.

A psicodelia foi a chave que abriu as portas para a melodia praticamente impecável dos compositores. John Lennon trouxe inspirações poderosas em canções sublimes, que ousavam no ritmo e revolucionavam em autenticidade. Era mais da metade dos anos 60, ser hippie era divertido, levantar temas contraditórios como metáfora era uma ideia de contracultura, e os Beatles sabiam muito bem do impacto que algumas faixas trariam, principalmente “Lucy in the Sky with Diamonds”, que mergulha no pop art e brinda o rock de forma pioneira e surpreendente.

O disco consolidou os Beatles como a banda mais influente da história da música, já que há um contexto por trás de cada nota em todas as 13 faixas. Esse conceito de álbum com storytelling, isto é, que deve ser escutado inteiro para ser entendido, foi um dos grandes responsáveis na criação do rock progressivo, na qual bandas icônicas se adequaram ao gênero, como Pink Floyd, Genesis e o Led Zeppelin. “Sgt Pepper’s Lonely Hearts Club Band” não se tratou de música pela indústria, mas sim música pela música.

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. beatles sgt pepper s lonely …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.