Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Biden acusa Rússia de cometer genocídio na Ucrânia

Placeholder - loading - 12/04/2022 REUTERS/Al Drago
12/04/2022 REUTERS/Al Drago

Publicada em  

Por Steve Holland e Jeff Mason

DES MOINES, Iowa/WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou pela primeira vez, nesta terça-feira, que a invasão da Ucrânia pela Rússia equivale a um genocídio e, em seguida, emendou a declaração dizendo que um processo jurídico fará a determinação final.

Biden usou o termo genocídio em discurso em uma usina de etanol em Iowa e mais tarde manteve a descrição enquanto se preparava para embarcar no Air Force One.

“Sim, eu chamei isso de genocídio porque fica cada vez mais claro que Putin está apenas tentando acabar com a ideia de poder ser ucraniano e as evidências estão aumentando”, disse Biden a repórteres.

Ele acrescentou: 'Vamos deixar os advogados decidirem internacionalmente se isso se qualifica ou não, mas com certeza parece assim para mim'.

Biden chamou repetidamente o presidente russo, Vladimir Putin, de criminoso de guerra, mas não tinha declarado que a Rússia cometeu genocídio na Ucrânia.

'Seu orçamento familiar, sua capacidade de encher o tanque, nada disso deveria depender de um ditador declarar guerra e cometer genocídio a meio mundo de distância', disse Biden em um evento em Iowa sobre preços de combustível. O presidente se referiu à gasolina cara como um 'aumento de preço de Putin'.

De acordo com o direito internacional, genocídio é uma intenção de destruir --no todo ou em parte-- um grupo nacional, étnico, racial ou religioso.

Segundo a convenção da ONU, isso inclui assassinatos; lesões corporais ou mentais graves; infligir condições letais e medidas para evitar nascimentos, entre outros meios.

Biden tem feito algumas declarações sobre a guerra que as autoridades dos EUA mais tarde tiveram que recuar. O presidente provocou polêmica em uma recente viagem à Polônia quando improvisou uma frase no final de um discurso e disse que Putin não deveria ter permissão para permanecer no poder. A Casa Branca esclareceu que a política dos EUA não era buscar uma mudança de regime.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. biden acusa russia de cometer …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.