Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Biden consolida vitória com triunfo no Arizona, e Trump mantém transição no limbo

Placeholder - loading - Presidente eleito dos EUA, Joe Biden, em Wilmington, Delaware 14/07/2020 REUTERS/Leah Millis
Presidente eleito dos EUA, Joe Biden, em Wilmington, Delaware 14/07/2020 REUTERS/Leah Millis

Publicada em  

Por Joseph Ax

(Reuters) - O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, consolidou sua vitória eleitoral conquistando o Estado crucial do Arizona na noite de quinta-feira, mas a transição de seu governo continua em um limbo político porque o presidente, Donald Trump, se recusa a aceitar a derrota.

Projeções mostraram Biden vencendo no Arizona depois de mais de uma semana de contagem de votos, disse a consultoria Edison Research. Ele se tornou somente o segundo candidato presidencial democrata em sete décadas a vencer no Estado tradicionalmente republicano.

O triunfo de Biden no Arizona dá ao democrata 290 votos no Colégio Eleitoral, que determina o vencedor – mais do que os 270 necessários. Biden também está vencendo a votação popular por mais de 5,3 milhões de votos, ou 3,4 pontos percentuais.

Faltando poucos Estados que ainda contam votos, a matemática eleitoral é desalentadora para Trump, que alega sem provas que a eleição foi maculada por uma fraude generalizada.

Para anular a vantagem de Biden, o republicano Trump teria que superar sua dianteira em ao menos três dos Estados-chave.

A equipe de Trump iniciou ações civis que contestam a contagem de votos em vários Estados, mas algumas já foram descartadas pelos juízes. Especialistas legais disseram que o litígio tem pouca chance de alterar o desfecho, e autoridades eleitorais estaduais disseram não ter visto indícios de irregularidades graves ou fraude.

A recusa de Trump de aceitar o resultado da eleição de 3 de novembro travou o processo de transição para um novo governo. A agência federal que normalmente liberaria fundos para um presidente eleito, a Administração de Serviços Gerais, ainda não reconheceu Biden como o vencedor.

Seu escolhido como chefe de gabinete, Ron Klain, disse ao canal MSNBC na quinta-feira que receber os fundos de transição é importante, dado que o governo dos EUA lançará uma campanha de vacinação contra o coronavírus no início do ano que vem.

'Quanto mais cedo conseguirmos colocar nossos especialistas em transição em reuniões com o pessoal que está planejando a campanha de vacinação, mais suave pode ser uma transição de uma presidência Trump para uma presidência Biden', explicou Klain.

Biden deve se encontrar novamente com os conselheiros de transição nesta sexta-feira enquanto elabora sua abordagem para a pandemia e se prepara para revelar seus principais indicados, incluindo membros do gabinete.

A maioria dos republicanos apoiou publicamente o direito de Trump de recorrer aos tribunais e se recusou a reconhecer Biden como vencedor, mas figuras do partido disseram que o democrata deveria ser tratado como presidente eleito e vários senadores disseram que Biden deveria receber informes de inteligência.

(Por Joseph Ax em Princeton, Nova Jersey)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. biden consolida vitoria com …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.