Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Biden exigirá máscaras em aviões e trens e aumentará fundo para combater coronavírus

Placeholder - loading - Presidente dos EUA, Joe Biden, no Salão Oval da Casa Branca 21/01/2021 REUTERS/Tom Brenner
Presidente dos EUA, Joe Biden, no Salão Oval da Casa Branca 21/01/2021 REUTERS/Tom Brenner

Publicada em  

Por Nandita Bose e Jeff Mason

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assinará 10 decretos nesta quinta-feira para combater a pandemia de coronavírus, orientando que fundos contra desastre sejam utilizados para ajudar a reabrir escolas e obrigando o uso de máscaras em aviões e trens, disseram autoridades.

Biden, democrata que assumiu o lugar do ex-presidente republicano Donald Trump na quarta-feira, prometeu uma luta acirrada contra a pandemia que matou 400 mil pessoas no país durante o mandato de Trump.

'Estamos entrando no que pode ser o período mais duro e fatal do vírus, e precisamos colocar a política de lado e finalmente enfrentar esta pandemia como uma única nação', disse o presidente em seu discurso de posse.

Um decreto exigirá o uso de máscaras em aeroportos e em certos meios de transporte público, como muitos aviões, trens e ônibus interurbanos, disseram autoridades.

Ele também planeja assinar decretos nesta quinta-feira para estabelecer um comitê de exames de Covid-19 para intensificar a realização de exames, tratar da escassez de suprimentos, criar protocolos para viajantes internacionais e direcionar recursos para comunidades minoritárias atingidas duramente pela doença infecciosa.

Ele pretende instruir a Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (Fema) a reembolsar integralmente os gastos de Estados e povos nativos com a Guarda Nacional e iniciativas de suprimentos emergenciais para combater o vírus. As medidas de Biden também restabelecerão o 'reembolso integral' do Fundo de Alívio de Desastres da Fema para gastos relacionados à reabertura de escolas.

Normalmente, os fundos da Fema são desembolsados depois de furacões, inundações e outros desastres naturais. Instituições como hospitais podem solicitá-los desde que Trump declarou a pandemia uma emergência nacional em março.

Anteriormente, o fundo reembolsava 75% dos gastos.

'Esta é uma emergência nacional, e precisamos tratá-la de acordo', disse Jeff Zients, coordenador da reação da Casa Branca de Biden ao coronavírus, em uma conversa telefônica com repórteres.

Biden planeja parcerias com governos estaduais e municipais para estabelecer postos de vacinação em centros de conferência, estádios e ginásios.

O novo governo também mobilizará milhares de clínicos de agências federais, pessoal médico militar e redes farmacêuticas para aumentar as vacinações, e incluirá professores e atendentes de mercados na fila de imunizações.

(Reportagem adicional de Trevor Hunnicutt)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. biden exigira mascaras em …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.