Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Biden lidera homenagem a 400.000 mortos por Covid-19 nos EUA

Placeholder - loading - Joe Biden e Kamal Harris em homenagem a vítimas da Covid-19 nos EUA 19/01/2021 REUTERS/Tom Brenner
Joe Biden e Kamal Harris em homenagem a vítimas da Covid-19 nos EUA 19/01/2021 REUTERS/Tom Brenner

Publicada em  

Por Susan Heavey e Gabriella Borter

WASHINGTON (Reuters) - O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, liderou nesta terça-feira, na véspera de sua posse, uma homenagem nacional aos 400.000 norte-americanos que morreram de Covid-19 durante os 11 meses desde que o novo coronavírus fez sua primeira vítima fatal nos EUA.

A homenagem durante o pôr do sol ocorreu poucas horas antes de o presidente Donald Trump deixar a Casa Branca e entregar um país em crise a Biden.

A cerimônia, encabeçada por Biden e a vice-presidente eleita, Kamala Harris, no Lincoln Memorial, marcou o primeiro aceno oficial do novo governo federal em relação ao impressionante número de mortos na pandemia.

'Precisamos lembrar. Às vezes é difícil de lembrar, mas é assim que curamos. É importante fazer isso como nação', disse Biden em breves comentários para dar início a uma homenagem que incluiria cerimônias em cidades de todo o país.

Do Lincoln Memorial ao Empire State Building, marcos históricos dos Estados Unidos foram iluminados como parte das homenagens.

Biden e Harris lideraram a iluminação no Espelho d'Água do Lincoln Memorial, que foi seguida por um momento de silêncio e o badalar dos sinos por 400 vezes na Catedral Nacional para homenagear simbolicamente os mortos pela Covid-19.

'Centenas de cidades, tribos, monumentos e comunidades em todo o país se comprometeram a se juntar ao tributo em um momento de unidade nacional', disse o comitê de posse de Biden em um comunicado.

Os Estados Unidos atingiram dois marcos sombrios da Covid-19 nesta terça --24 milhões de infecções e 400.000 vidas perdidas, de acordo com uma contagem da Reuters. O país registrou mais de 200.000 novos casos e 3.220 mortes em média nos últimos sete dias.

O comitê de posse disse que estava incentivando os norte-americanos a acender velas em suas janelas e igrejas a badalar seus sinos em uma demonstração de unidade.

A cerimônia marca o início de uma nova era na batalha do país contra a Covid-19 sob Biden, que prometeu fazer do combate ao coronavírus uma prioridade máxima quando assumir o cargo na quarta-feira.

(Reportagem de Susan Heavey e Heather Timmons em Washington, Maria Caspani, Barbara Goldberg e Peter Szekely em Nova York e Gabriella Borter na Flórida)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. biden lidera homenagem a …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.