Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Biden promete curar feridas raciais dos EUA e rotula Trump de polarizador

Placeholder - loading - Candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, Joe Biden 02/06/2020 REUTERS/Joshua Roberts
Candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, Joe Biden 02/06/2020 REUTERS/Joshua Roberts

Publicada em  

Por Jarrett Renshaw

FILADÉLFIA (Reuters) - O candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, prometeu em um discurso feito nesta terça-feira que tentará curar as divisões raciais dos Estados Unidos e repudiou a reação do presidente Donald Trump aos protestos contra o racismo e a má conduta da polícia.

Falando na Filadélfia --uma cidade abalada por manifestações às vezes violentas nos últimos dias--, o ex-vice-presidente norte-americano tentou traçar um contraste vívido entre ele e Trump, a quem enfrentará na eleição presidencial de 3 de novembro.

'O país está clamando por liderança, liderança que possa nos unir', disse Biden em seu primeiro grande discurso em semanas.

Biden, que foi vice durante oito anos de Barack Obama --o primeiro presidente negro dos EUA--, se retrata como o candidato que entende melhor o sofrimento e o pesar de longa data das comunidades negras do país.

Ele disse que o assassinato de George Floyd, homem negro morto por um policial branco de Mineápolis na semana passada, foi um 'despertar' para a nação, que precisa forçá-la a encarar a mácula do racismo sistemático.

'Não podemos partir neste momento pensando que podemos virar as costas mais uma vez e não fazer nada', afirmou o democrata. 'Não podemos'.

Biden criticou particularmente a visita do republicano Trump na segunda-feira a uma igreja diante da Casa Branca, antes da qual agentes das forças de segurança dispersaram uma multidão próxima da igreja com bombas de fumaça e granadas de atordoamento.

'Podemos ser perdoados por acreditar que o presidente está mais interessado no poder do que no princípio', disse Biden, que acusou o rival eleitoral de 'servir às paixões' de sua base conservadora à custa do resto do país.

Biden prometeu que 'não traficará com o medo ou a divisão', nem 'atiçará as chamas do ódio'.

Katrina Pierson, assessora sênior da campanha de Trump, acusou Biden em um comunicado emitido após o discurso de fazer 'o cálculo político grosseiro de que os tumultos na América são um benefício para sua candidatura'.

Ainda na segunda-feira, Trump classificou a violência registrada em alguns dos protestos de 'atos de terror', e ameaçou mobilizar os militares para proteger as cidades norte-americanas.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. biden promete curar feridas …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.