Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Biden segue para Europa; Rússia bombardeia cidades e Mariupol está em chamas

Placeholder - loading - Presidente dos EUA, Joe Biden, em Washington 21/03/2022 REUTERS/Leah Millis
Presidente dos EUA, Joe Biden, em Washington 21/03/2022 REUTERS/Leah Millis

Publicada em  

Por Natalia Zinets e Natalie Thomas e Vitalii Hnidiy

LVIV/MYKOLAIV/KHARKIV, Ucrânia (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, viaja para a Europa nesta quarta-feira para uma cúpula de emergência da aliança militar ocidental Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) sobre a Ucrânia, onde tropas russas invasoras estão paralisadas, cidades estão sob bombardeio e o município portuário sitiado de Mariupol está em chamas.

Quatro semanas depois de uma guerra que expulsou um quarto dos 44 milhões de ucranianos de suas casas, a Rússia não conseguiu capturar uma única grande cidade ucraniana, enquanto as sanções ocidentais a excluíram da economia mundial.

Após fracassar no que os países ocidentais dizem ter sido uma tentativa de tomar Kiev rapidamente e derrubar o governo, as forças russas sofreram perdas pesadas, estão retidas por pelo menos uma semana na maioria das frentes e enfrentam problemas de abastecimento e resistência feroz.

Elas se voltaram para táticas de cerco e bombardeio de cidades, causando destruição em massa e muitas mortes de civis.

Moscou diz que seu objetivo é desarmar a vizinha, e a 'operação militar especial' está de acordo com o planejado. O país nega ter civis como alvo.

Mariupol, cidade ao sul, é a mais atingida e segue completamente cercada pelas forças russas, onde centenas de milhares de pessoas estão abrigadas desde os primeiros dias da guerra, sob constante bombardeio e com cortes no fornecimento de alimentos, água e aquecimento.

Novas imagens de satélite da empresa comercial Maxar divulgadas durante a noite mostraram a destruição maciça do que já foi uma cidade de 400.000 pessoas, com colunas de fumaça subindo de prédios residenciais em chamas.

Nenhum jornalista consegue reportar de dentro das partes da cidade sob controle ucraniano por mais de uma semana, período em que autoridades ucranianas dizem que a Rússia bombardeou um teatro e uma escola de arte usados ??como abrigos antiaéreos, enterrando centenas de pessoas vivas. A Rússia nega mirar nesses prédios.

Biden, que deve chegar a Bruxelas na noite de quarta-feira, se reunirá com líderes da Otan e europeus em uma cúpula de emergência na sede da aliança militar ocidental. Espera-se que os líderes lancem sanções adicionais contra a Rússia na quinta-feira. Fontes disseram que o pacote dos EUA incluiria medidas contra parlamentares russos.

Biden também visitará a Polônia, que acolheu a maioria dos mais de 3,6 milhões de refugiados que fugiram da Ucrânia e tem servido como principal rota para o fornecimento de armas ocidentais para a Ucrânia.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. biden segue para europa …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.