Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Bilionários dos EUA ficam cerca de um quarto mais ricos durante a pandemia

Aumento da fortuna bilionária local durante a pandemia excede os déficits públicos enfrentados por quase metade dos estados norte-americanos

Placeholder - loading - Istock/Divulgação
Istock/Divulgação

Publicada em  

Enquanto pelo menos 45,7 milhões de pessoas já perderam seus empregos nos Estados Unidos por causa da pandemia do novo coronavírus, bilionários do país viram sua riqueza crescer quase um quarto entre maio e junho deste ano. Os dados constam em estudo publicado pela Americans for Tax Fairness (ATF), organização não-governamental sediada no estado da Florida que reúne 420 entidades nacionais, estaduais e municipais em torno da defesa de um sistema tributário mais justo.

Veja também: Chile anuncia plano de flexibilização gradual após mais de 4 meses de quarentena

Usando dados da Forbes, o levantamento mostrou que o patrimônio líquido total dos mais de 640 bilionários dos EUA saltou de pouco menos de US$ 3 trilhões para US$ 3,66 trilhões entre 18 de março e 17 de junho.

A fortuna dos cinco principais bilionários do país – Jeff Bezos, fundador da Amazon considerado o homem mais rico do mundo; Bill Gates, fundador da Microsoft; Mark Zuckerberg, fundador do Facebook; Warren Buffett, diretor executivo da companhia Berkshire Hathaway; e Larry Ellison, co-fundador e diretor da multinacional Oracle Corporation – atingiu um crescimento total de 101,7 bilhões de dólares, ou 26%.

Se essa pandemia revela alguma coisa, é quão desigual nossa sociedade se tornou e quão drasticamente ela deve mudar”, afirmou Frank Clemente, diretor executivo da ATF, ressaltando que o aumento da fortuna bilionária local durante a pandemia excede os déficits públicos enfrentados por quase metade dos estados americanos – em Nova York, por exemplo, o salto na riqueza dos bilionários é seis vezes maior que o tamanho do saldo devedor projetado pelo estado.

"Não poderia haver um argumento mais forte para haver alguma forma de imposto sobre a riqueza do que os lucros obscenos dos bilionários", acrescentou Clemente.

carregando Tweet...

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. bilionarios dos eua ficam …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.