Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Blinken promete ajuda dos EUA para reconstruir Gaza e evitar volta de guerra

Placeholder - loading - Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, em Jerusalém 25/05/2021 Alex Brandon/Pool via REUTERS
Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, em Jerusalém 25/05/2021 Alex Brandon/Pool via REUTERS

Publicada em  

Por Jeffrey Heller

JERUSALÉM (Reuters) - O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, prometeu nesta terça-feira em missão no Oriente Médio que os EUA irão angariar apoio para reconstruir Gaza como parte dos esforços para assegurar um cessar-fogo entre o grupo militante islâmico Hamas e Israel.

Mas Blinken deixou claro que os Estados Unidos pretendem impedir que o Hamas, que consideram uma organização terrorista, se beneficie da ajuda humanitária -- uma tarefa potencialmente difícil em um enclave sobre o qual o grupo exerce grande controle.

Blinken iniciou sua visita regional em Jerusalém, onde conversou com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. Falando aos repórteres ao lado do principal diplomata dos EUA, o líder israelense ameaçou 'uma reação muito poderosa' se o Hamas retomar os ataques com foguetes através da fronteira.

A trégua, mediada pelo Egito e coordenada com os EUA, começou na sexta-feira após 11 dias dos piores combates entre os militantes palestinos e Israel em anos. Agora em seu quinto dia, ela está sendo mantida.

'Sabemos que, para evitar a volta da violência, temos que usar o espaço criado para abordar uma série mais ampla de questões e desafios subjacentes', disse Blinken.

'E isso começa se enfrentando a situação humanitária grave em Gaza e começando a reconstruir'.

Os EUA, disse ele, trabalharão para angariar apoio internacional para este esforço e farão suas próprias 'contribuições significativas', a serem anunciadas ainda nesta terça-feira.

(Reportagem adicional de Humeyra Pamuk e Arshad Mohammed, em Washington; Nidal al-Mughrabi, em Gaza; Ali Sawafta, em Ramallah; e Maayan Lubell, em Jerusalém)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. blinken promete ajuda dos eua …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.