Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

BNDES anuncia linha de R$2 bi para agricultor que tem recebíveis em dólar

Placeholder - loading - Entrada do edifício-sede do BNDES no Rio de Janeiro 08/01/2019 REUTERS/Sergio Moraes
Entrada do edifício-sede do BNDES no Rio de Janeiro 08/01/2019 REUTERS/Sergio Moraes

Publicada em  

Atualizada em  

SÃO PAULO (Reuters) - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social anunciou nesta segunda-feira uma nova linha de financiamento para produtores agrícolas que têm recebíveis em dólar, em programa que terá inicialmente disponibilidade de cerca de 2 bilhões de reais ao ano, disse o presidente da instituição, Aloizio Mercadante.

O programa, que beneficiará com taxas mais baixas principalmente aqueles agricultores que cultivam produtos de exportação, deverá ser destinado a financiar compras de máquinas e equipamentos produzidos no Brasil.

Mercadante ressaltou que a linha é uma 'inovação' em momento em que há 'certa crise de confiança no crédito', diante de recentes notícias sobre dívidas da Light e das Americanas. Ele disse ainda que planeja para breve ampliar este programa aos setores da indústria e serviços.

'Vamos começar com 2 bilhões de reais para a agricultura', disse Mercadante, ressaltando que apenas poderão usar este financiamento aqueles agricultores que têm recebíveis (receita) em dólar.

O anúncio confirma reportagem da Reuters, que noticiou em março que o BNDES e o Ministério da Agricultura anunciariam uma linha nesses moldes.

A linha terá taxa de juros fixa de 7,59% ao ano mais a variação do câmbio.

'No caso (do produtor) que tem o recebível em dólar, esta variação não tem relevância', destacou Mercadante.

'É uma taxa muito abaixo da Selic', disse o presidente do banco, comparando com a taxa básica atual de 13,75%.

A linha terá 24 meses de carência e até 120 meses para pagamentos do financiamento, segundo o presidente do banco.

Durante o evento transmitido pela internet, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou que a linha vem solucionar 'demanda para o exportador sem gerar custos para o Tesouro Nacional'.

O diretor financeiro do BNDES, Alexandre Abreu, comentou que a linha aproveita um 'bom momento para captações' em que o banco preserva seus ganhos normais e pode oferecer uma 'taxa fixa mais barata'.

Quando se fala em financiamento de investimentos agrícolas, o BNDES responde por cerca de metade dos recursos utilizados no país.

(Por Roberto Samora)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. bndes anuncia linha de r2 bi …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.