Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Bolsonaro recebe Netanyahu em meio a aproximação entre Brasil e Israel

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Bolsonaro recebe Netanyahu em meio a aproximação entre Brasil e Israel"

Publicada em  

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O presidente eleito Jair Bolsonaro se reuniu nesta sexta-feira no Rio de Janeiro com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, em meio a movimentos dos dois líderes para estreitar as relações entre Brasil e Israel, uma das marcas da mudança radical na política externa brasileira que Bolsonaro deverá promover.

Imagens mostraram Bolsonaro e Netanyahu conversando em meio a sorrisos no Forte Copacabana. O futuro ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, também participou da reunião.

A viagem de Netanyahu ao Brasil, acontece em meio a uma crise política em Israel. O premiê é alvo de acusações de corrupção, e o país está diante da antecipação das eleições no Estado judeu, nas quais Netanyahu é favorito para conquistar a reeleição.

'Vamos discutir os laços de Israel com o maior país da América Latina, o quinto mais populoso do mundo. O Brasil é um país gigantesco, com um potencial gigantesco para o Estado de Israel, economicamente, diplomaticamente', escreveu Netanyahu em sua conta no Twitter antes de embarcar para o Brasil, onde também acompanhará a posse de Bolsonaro na terça-feira.

'Estou feliz de que possamos começar uma nova era entre Israel e essa grande potência chamada Brasil', acrescentou o premiê.

Também no Twitter, Bolsonaro saudou na véspera o encontro com o chefe de Estado israelense.

'Nos reuniremos e discutiremos novos rumos para nossas nações. As expectativas são as melhores para este momento inédito de nossa história', escreveu Bolsonaro na rede social.

Entre as promessas de Bolsonaro está a transferência da embaixada do Brasil em Israel de Tel Aviv para Jerusalém. A medida polêmica, já que a parte oriental de Jerusalém é pretendida pelos palestinos como capital de um futuro Estado, deve desagradar países árabes que são importantes compradores de produtos brasileiros, especialmente agrícolas.

(Por Rodrigo Viga Gaier, com reportagem adicional de Eduardo Simões em São Paulo)

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. bolsonaro recebe netanyahu em …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.