Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Bolsonaro rende homenagem a ex-ditador paraguaio Stroessner

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Bolsonaro rende homenagem a ex-ditador paraguaio Stroessner"

Publicada em  

ASSUNÇÃO (Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro rendeu nesta terça-feira uma homenagem ao ex-ditador paraguaio Alfredo Stroessner durante ato ao lado do presidente do Paraguai, Mario Abdo, na hidrelétrica de Itaipu, localizada na fronteira entre os dois países.

Os dois presidente participaram da posse do novo diretor brasileiro de Itaipu, Joaquim Silva e Luna, em Hernandarias, a 340 quilômetros a leste de Assunção.

Em seu discurso, Bolsonaro lembrou das autoridades brasileiras que estiveram à frente das negociações para o início das obras de Itaipu em meados da década de 1960 e para sua posterior construção.

'Isso tudo não seria suficiente se do lado de cá não houvesse um homem de visão, um estadista, que sabia perfeitamente que o seu país só poderia progredir se tivesse energia. Então aqui também a minha homenagem ao nosso general Alfredo Stroessner', disse Bolsonaro.

Em seu discurso, Bolsonaro também lembrou o general João Batista Figueiredo, último presidente do regime militar no Brasil, por ter ligado a primeira turbina de Itaipu, e afirmou 'esquerda nunca mais!'

Stroessner governou com mão de ferro o Paraguai por 35 anos até 1989. Abdo é filho do secretário privado do ditador e cresceu junto aos netos de Stroessner, mas desde que assumiu a Presidência do país evita referir-se publicamente ao general.

Durante o período de Stroessner houve 59 execuções extrajudiciais, 336 desaparecidos, 18.772 torturados e 3.470 exilados, segundo relatório de 2008 da Comissão de Verdade e Justiça.

Bolsonaro e Abdo devem reunir-se em 12 de março em Brasília para iniciar as negociações sobre Itaipu e a construção de uma segunda ponte sobre o rio Paraná para unir os dois países.

(Reportagem de Daniela Desantis e Mariel Cristaldo, reportagem adicional de Lisandra Paraguassu, em Brasília)

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. bolsonaro rende homenagem a …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.