Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Bolsonaro visita Muro das Lamentações; novo escritório em Jerusalém irrita palestinos

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Bolsonaro visita Muro das Lamentações; novo escritório em Jerusalém irrita palestinos"

Publicada em  

Por Ilan Roseberg e Lisandra Paraguassu

JERUSALÉM/BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro, acompanhado pelo primeiro-ministro de Israel, visitou o Muro das Lamentações em Jerusalém nesta segunda-feira, em um momento em que os palestinos avaliavam convocar seu embaixador em Brasília devido a um novo escritório de negócios do Brasil na cidade santa.

O Muro das Lamentações, o local de oração mais sagrado do judaísmo, fica localizado na parte oriental da cidade que Israel ocupou durante a guerra de 1967 e anexou posteriormente, em uma medida não reconhecida pela comunidade internacional.

Israel tem há muito considerado Jerusalém inteira como sua capital eterna e indivisível, enquanto os palestinos querem Jerusalém Oriental como a capital de um Estado futuro que buscam estabelecer em território tomado por Israel durante a guerra de 1967.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, rompeu com o consenso global em 2017 ao reconhecer Jerusalém como a capital de Israel e transferiu a embaixada dos EUA para a cidade em maio do ano passado.

No domingo, Bolsonaro anunciou a abertura de um novo escritório de negócios para Israel na cidade, recuando de sinais anteriores de que iria seguir os passos dos Estados Unidos transferindo a embaixada para a cidade.

O Muro das Lamentações é o que restou de um templo judaico destruído pelos romanos no ano 70 d.C.. A praça acima, conhecida por muçulmanos como o Nobre Santuário, é o terceiro local mais sagrado do islã, contendo a mesquita al-Aqsa e o Domo da Rocha.

Bolsonaro e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, se aproximaram juntos do muro e se apoiaram em suas pedras lado a lado. Bolsonaro depositou um pedido entre as pedras, como é habitual.

A proposta original de Bolsonaro de transferir a embaixada brasileira para Jerusalém irritou a comunidade árabe, e importantes autoridades brasileiras recuaram do plano por medo de prejudicar os laços com países árabes e comprometer bilhões de dólares em exportações de carne halal.

O porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros, disse no domingo que o escritório de negócios não será uma representação diplomática, mas a medida irritou a comunidade palestina.

Segundo Ibrahim Alzeban, embaixador palestino em Brasília, 'está em consideração' sua convocação para voltar aos territórios palestinos em reação à visita de Bolsonaro. 'Segundo fui comunicado, vai depender da evolução da visita (a Israel)', disse. 'Gostaríamos que não se houvesse tocado no tema de Jerusalém.'

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. bolsonaro visita muro das …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.