Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Bradesco tem queda de quase 40% no lucro do 1º tri

Placeholder - loading - Agência do banco Bradesco no Rio de Janeiro 26/07/2018 REUTERS/Sergio Moraes
Agência do banco Bradesco no Rio de Janeiro 26/07/2018 REUTERS/Sergio Moraes

Publicada em  

Atualizada em  

Por Carolina Mandl

SÃO PAULO (Reuters) - O Bradesco reservou 2,7 bilhões de reais para cobrir potenciais perdas de crédito causadas pela pandemia do COVID-19, o que levou a instituição financeira a registrar um resultado abaixo das estimativas dos analistas no primeiro trimestre.

O banco divulgou nesta quinta-feira lucro líquido recorrente, que exclui itens extraordinários, de 3,753 bilhões de reais, queda de quase 40% em relação ao ano anterior e abaixo da estimativa média de analistas de 5,975 bilhões, segundo dados da Refinitiv.

As provisões para perdas com empréstimos do banco aumentaram 86% em relação ao ano anterior, para 6,708 bilhões de reais, já que o Bradesco espera maior inadimplência por parte de consumidores e empresas que enfrentam os efeitos econômicos da pandemia de Covid-19.

O Bradesco agora possui um colchão de proteção total de 5,1 bilhões de reais para enfrentar um cenário econômico adverso, que pode levar a mais calotes, falências e perda de empregos.

Os ganhos comerciais do banco também foram atingidos por mercados mais voláteis e caíram 27,8% em relação ao ano anterior, para 1,535 bilhão de reais.

O retorno sobre o patrimônio líquido alcançou 11,7%, queda de mais de 9 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior, como resultado de maiores provisões.

As medidas de quarentena impostas por governos na expectativa de frear o avanço do vírus tiveram efeito a partir de meados de março, portanto seu impacto nas operações bancárias do primeiro trimestre ainda foi limitado.

A carteira de empréstimos do Bradesco cresceu 5,1% em relação a dezembro, principalmente em empréstimos corporativos, uma vez que grandes empresas estavam com apetite por crédito, com receio de uma forte recessão provocada pelas medidas de isolamento.

A receita de tarifas do Bradesco aumentou 2,6% em relação ao ano anterior, principalmente com conta corrente e taxas de corretagem.

O Banco Central do Brasil disse na quarta-feira que os bancos podem precisar de cerca de 70 bilhões de reais em capital adicional para enfrentar maiores provisões para perdas com empréstimos, de acordo com o pior cenário de um teste de estresse.

Por conta da maior volatilidade dos mercados, o capital principal do Bradesco caiu para 10,3% no primeiro trimestre, queda de 1,7 ponto percentual ante os últimos três meses de 2019.

(Edição Alberto Alerigi Jr.)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. bradesco tem queda de quase …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.