Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Brasil detém crescimento exponencial de casos da Covid-19, mas 'luta' continua, diz OMS

Placeholder - loading - Paciente infectado com novo coronavírus é tratado em hospital em São Paulo 03/06/2020 REUTERS/Amanda Perobelli
Paciente infectado com novo coronavírus é tratado em hospital em São Paulo 03/06/2020 REUTERS/Amanda Perobelli

Publicada em  

Atualizada em  

Por Stephanie Nebehay

GENEBRA (Reuters) - As infecções de coronavírus do Brasil não parecem mais estar aumentando exponencialmente, mas o país 'ainda está no meio da luta', já que os casos novos e as mortes crescem aos milhares todos os dias, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta sexta-feira.

Situado no epicentro da epidemia crescente da América Latina, o Brasil ultrapassou a marca de 2 milhões de casos confirmados de Covid-19 na quinta-feira em meio à irritação com a maneira como o presidente Jair Bolsonaro está lidando com o surto.

Apenas os Estados Unidos têm mais casos e óbitos que o Brasil.

Mike Ryan, o chefe do programa de emergências da OMS, disse que o número de casos novos chegou a um platô de 40.000 a 45.000 por dia no Brasil e que as mortes diárias estão em torno de 1.300.

'O que ainda não está acontecendo é que a doença ainda não virou, e não está descendo a montanha. Desta perspectiva, os números se estabilizaram, mas o que eles não fizeram é começar a cair de uma maneira sistemática dia a dia', disse ele em uma coletiva de imprensa.

'Por isso, o Brasil ainda está basicamente no meio da luta.'

A reprodução, ou 'R' --o número de pessoas que cada pessoa infectada passa a infectar-- agora parece estar entre 0,5 e 1,5 nos Estados brasileiros, disse Ryan. Menos de duas semanas atrás ele passava de 2.

'Existe uma oportunidade, assim que estes números tiverem se estabilizado, de impulsionar a transmissão para baixo. Acho que agora existe a oportunidade de o Brasil fazer isso', disse. 'Mas será preciso uma ação muito coordenada e sustentada para isso ocorrer.'

Cerca de 11% das infecções do país acontecem entre profissionais de saúde, disse ele.

(Por Stephanie Nebehay, John Miller e Michael Shields)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. brasil detem crescimento …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.