Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Brasil pede aos EUA exclusão de alimentos e da Embraer da tarifa de 50%, diz fonte

Brasil pede aos EUA exclusão de alimentos e da Embraer da tarifa de 50%, diz fonte

Reuters

29/07/2025

Placeholder - loading - Miniatura de aeronave da Embraer durante feira do setor aéreo em Zhuhai, na China 29/09/2021 REUTERS/Aly Song
Miniatura de aeronave da Embraer durante feira do setor aéreo em Zhuhai, na China 29/09/2021 REUTERS/Aly Song

Por Lisandra Paraguassu

BRASÍLIA (Reuters) - O governo brasileiro pediu aos Estados Unidos para excluir os setores de alimentos e a fabricante de aeronaves Embraer da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, confirmou à Reuters nesta terça-feira uma fonte brasileira envolvida diretamente nas negociações.

A informação foi publicada primeiro pelo jornal Folha de S. Paulo e confirmada pela Reuters.

Este é o pedido principal das conversas recentes dos negociadores brasileiros com os norte-americanos, incluindo os telefonemas do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, com o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick.

A assessoria do MDIC negou a informação e afirmou que o governo trabalha pela suspensão das tarifas para todos os setores. Nos bastidores, entretanto, o governo admite que há questões prioritárias.

Segundo a fonte ouvida pela Reuters, há uma cláusula de confidencialidade nas negociações e, além disso, o governo não pode passar a impressão de que estaria trocando alguns setores por outros, mas o pedido se justifica pela gravidade do impacto sobre algumas áreas determinadas.

A Embraer é hoje a maior preocupação do governo brasileiro, uma vez que a empresa tem dezenas de entregas pendentes para companhias aéreas norte-americanas e teria dificuldades de manter a operação atual com cancelamentos ou adiamentos de contratos.

Já na área de alimentos, o Brasil é o maior fornecedor de suco de laranja e café para os Estados Unidos, e um dos maiores de carne, além de outros alimentos, e todos teriam impactos significativos tanto para o Brasil como para o consumidor norte-americano.

No caso do suco de laranja, como mostrou a Reuters, produtores cogitam não colher parte das frutas, caso a taxação se confirme, porque o custo não se justificaria.

Há 20 dias, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou uma tarifa de 50% para todas as exportações brasileiras para os EUA, que deve entrar em vigor em 1º de agosto.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.