Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

CORREÇÃO (OFICIAL)-Brasil perde 661 vagas de trabalho em junho e quebra sequência de cinco meses positivos

Placeholder - loading - Imagem da noticia "CORREÇÃO (OFICIAL)-Brasil perde 661 vagas de trabalho em junho e quebra sequência de cinco meses positivos"

Publicada em  

Atualizada em  

(Corrige no 2º parágrafo para esclarecer que o crescimento de 1,04% é em relação 'ao estoque de dezembro de 2017', e não sobre 'o mesmo período de 2017', como divulgado inicialmente pelo ministério)

BRASÍLIA (Reuters) - O Brasil fechou 661 vagas formais de emprego em junho, apontou o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado nesta sexta-feira pelo Ministério do Trabalho, quebrando uma sequência de cinco meses de resultados positivos.

Com isso, o país terminou o primeiro semestre com 392.461 postos com carteira assinada criados, um crescimento de 1,04 em relação ao estoque de dezembro de 2017.

Para este ano, o Ministério do Trabalho chegou a projetar a criação de 1.781.930 vagas formais de trabalho, considerando expansão de 3 por cento do Produto Interno Bruto (PIB).

Mas a estimativa oficial do próprio governo para a atividade econômica foi substancialmente reduzida a 1,6 por cento, conforme relatório de receitas e despesas publicado nesta sexta-feira, na esteira da greve de caminhoneiros que paralisou o país no fim de maio e afetou a confiança dos agentes econômicos.

Com isso, a retomada dos empregos deve ser ainda mais lenta. Isso porque, de maneira geral, o mercado de trabalho já tende a responder de maneira tardia ao ciclo econômico, tanto em momentos de desaceleração quanto de recuperação.

Em junho, sofreram fortes perdas os setores de comércio (-20.971 postos) e indústria da transformação (-20.470 vagas).

O destaque positivo veio da abertura de vagas na agropecuária, com 40.917 postos.

De acordo com o Ministério do Trabalho, foram abertas 2.688 vagas de trabalho intermitente e 988 de trabalho em regime de tempo parcial no mês, possibilidades abertas pela reforma trabalhista.

Ainda segundo a pasta, houve 13.236 desligamentos mediante acordo entre empregador e empregado em junho.

(Por Mateus Maia)

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. brasil perde 661 vagas de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.