Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Brasil registra 1º óbito por novo coronavírus; outras 4 mortes são investigadas

Placeholder - loading - Um homem usando máscara abraça uma mulher em meio ao surto de coronavírus no aeroporto de Viracopos, Campinas 16/03/2020 REUTERS/Rahel Patrasso
Um homem usando máscara abraça uma mulher em meio ao surto de coronavírus no aeroporto de Viracopos, Campinas 16/03/2020 REUTERS/Rahel Patrasso

Publicada em  

Atualizada em  

Por Aluisio Alves e Pedro Fonseca

SÃO PAULO (Reuters) - Um paciente do Estado de São Paulo, de 62 anos, foi a primeira vítima fatal do novo coronavírus no Brasil, informou o governo estadual nesta terça-feira, acrescentando que outras quatro mortes ocorridas no mesmo hospital estão sendo investigadas.

O homem, que tinha histórico de diabetes e hipertensão, foi internado no dia 14 de março em um hospital particular e morreu no dia 16, disse o coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus de São Paulo, David Uip, em entrevista coletiva. O paciente não tinha histórico de viagem internacional recente, acrescentou.

O governo disse que não vai identificar o hospital onde o paciente estava internado por ser da rede particular. Segundo ele, outras quatro mortes ocorridas na mesma unidade hospitalar estão sendo investigadas sobre possibilidade de ligação com o coronavírus.

'Existem quatro outros óbitos que ainda estão sendo investigados quanto ao agente causal. Assim que nós tivermos as confirmações, sendo ou não coronavírus, nós vamos informá-los', disse Uip.

'Neste momento, ocorreram cinco óbitos nesse mesmo hospital, um já confirmado por conta do coronavírus e os quatro outros nós aguardamos informaçõe.s.

O secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann, ressaltou que mortes já eram esperadas diante do cenário de pandemia de coronavírus, e ressaltou que a população não deve entrar em pânico.

Segundo ele, o mais importante no momento é que sejam respeitadas as medidas de prevenção anunciadas pelo governo, como a restrição a aglomerações de pessoas, especialmente pelo fato de a vítima fatal ter contraído a doença sem ter saído de São Paulo.

'Nós até já esperávamos que ocorressem óbitos. Nós estamos vivendo em uma epidemia, e nessas condições os óbitos acontecem com certeza', afirmou o secretário na entrevista. 'Como se tratou de um óbito comunitário, isso nos leva a reforçar as medidas de prevenção.'

São Paulo foi o primeiro Estado a registrar o Covid-19 no país, de um passageiro que havia retornado de viagem à Itália. Desde então, o Estado concentra o maior número de casos, com 152 confirmados, de acordo com dados do Ministério da Saúde divulgados na segunda-feira.

O Brasil como um todo tem 234 casos confirmados da doença, segundo dados do Ministério da Saúde. Além disso, o país possui 2.064 casos suspeitos do novo coronavírus, sendo 1.177 deles em São Paulo.

Os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, além do Distrito Federal, têm casos confirmados de transmissão local do vírus, enquanto os municípios do Rio e de São Paulo já registraram transmissão comunitária -- que ocorre quando é atestada a doença em um paciente que não viajou ao exterior e que não teve contato conhecido com um indivíduo com coronavírus confir

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. brasil registra 1 morte por …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.