Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Brasil vai conceder visto temporário e autorização de residência para ucranianos

Placeholder - loading - 03/03/2022 REUTERS/Roman Zakrevskyi
03/03/2022 REUTERS/Roman Zakrevskyi

Publicada em  

Atualizada em  

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) - O governo brasileiro publicou nesta quinta-feira uma portaria que permite a concessão de visto temporário e a autorização de residência para a acolhida humanitária de pessoas vindas da Ucrânia ou de apátridas afetados pela invasão russa ao país do leste europeu.

A publicação da portaria, que ocorreu em edição extra do Diário Oficial da União, fora antecipada mais cedo à Reuters por uma fonte do governo.

Segundo a fonte, a concessão do visto temporário aos ucranianos foi tema da conversa nesta manhã do presidente Jair Bolsonaro com os ministros da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, e das Relações Exteriores, Carlos França, no Palácio do Planalto.

O encarregado de negócios da embaixada da Ucrânia em Brasília, Anatoliy Tkach, disse em entrevista na tarde de quinta que já há algumas consultas de ucranianos interessados em vir para o Brasil. Ele reconheceu que não é um grande contingente de pessoas.

'Não é grande, geralmente até agora são familiares dos ucranianos que já estão aqui', afirmou.

Na segunda-feira, Bolsonaro havia dito que permitiria a entrada de ucranianos no Brasil através de vistos humanitários.

“Conversei agora com o Carlos França… nós vamos abrir a possibilidade de ucranianos virem ao Brasil através de visto humanitário, que é mais fácil de vir pra cá,” disse Bolsonaro em entrevista ao programa Os Pingos nos Is, da Jovem Pan.

O Brasil já adotou medidas semelhantes em outros casos, como no de imigrantes haitianos e de refugiados sírios e, mais recentemente, de afegãos.

Apesar desse gesto de acolhimento dos ucranianos, o presidente tem defendido uma posição de neutralidade do Brasil no conflito entre Rússia e Ucrânia, alegando, de maneira geral, questões econômicas como a dependência do país em relação a fertilizantes de origem russa.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. brasil vai conceder visto …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.