Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Brian May ajuda NASA em missão espacial

Guitarrista contribuiu com o primeiro projeto bem-sucedido de coletas em asteroide

Placeholder - loading - Imagem/Divulgação
Imagem/Divulgação

Publicada em  

Ele faz tudo! Além de ser guitarrista do Queen, Brian May também é doutor em astrofísica. Recentemente, aplicou seus conhecimentos em uma missão espacial organizada pela NASA para recuperar amostras da superfície de um asteroide.

Imagem de conteúdo da notícia "Brian May ajuda NASA em missão espacial" #1
Toque para aumentar

No último domingo (24), a Terra recebeu sua primeira cápsula vinda diretamente de um fragmento de corpo celeste. O material pode ajudar cientistas a entender a formação do sistema solar.

Chamada de OSIRIS-REx, a sonda foi lançada em setembro de 2016. O objeto percorreu mais de 2 milhões de quilômetros de distância com o objetivo de pousar no asteroide Bennu, de mais de 4,5 bilhões de anos. Entre 2019 e 2020 realizou várias coletas, e retomou o caminho de volta para o nosso planeta em 2021. Foi somente no dia 24 de setembro de 2023 que a cápsula pousou no oeste dos Estados Unidos.

Imagem de conteúdo da notícia "Brian May ajuda NASA em missão espacial" #2
Toque para aumentar

Brian May foi responsável pela criação de imagens estereoscópicas com dados da sonda. Seu trabalho permitiu que a equipe encontrasse um local seguro para pousar a cápsula e recolher uma amostra no asteroide.

O convite ao astro do rock foi uma ideia de Dante Lauretta, professor de ciência e cosmoquímica na Universidade do Arizona e líder da missão. “Conforme começamos a enfrentar o desafio de encontrar um local para coletar a amostra, eu sabia que precisávamos ver a superfície em três dimensões. Então, fiz um apelo a Brian. Eu imaginei que ele era uma pessoa ocupada, com muitas coisas acontecendo em sua vida, que ele estava apenas se divertindo com nossos dados. Mas eles [ele e sua colaboradora Claudia Manzoni) entraram e fizeram um trabalho fantástico”, contou ao portal Live Science.

Em seu perfil no Instagram, o guitarrista comemorou a conquista, e se desculpou por não estar presente no dia da aterrissagem. “Resultado fantástico, dia histórico. Amostra bem sucedida de um asteroide entregue a salvo na Terra”, escreveu na legenda de um vídeo. May também homenageou Lauretta, publicando uma imagem do cientista reunido à sua sonda. “Pedras, rochas e poeira que podem revolucionar nosso entendimento de como nós todos chegamos aqui. Parabéns, professor!”.


Os 250g de material coletado serão levados para o Centro Espacial Lyndon B. Johnson, em Houston, para serem estudados. Enquanto isso, a sonda OSIRIS-REx será enviada para um novo asteroide chamado Apophis, segundo a NASA.

Veja também:

LANÇAMENTO BIG HOUR: ANGELINA JORDAN - LOVE DON'T LET ME GO

ROLLING STONES LANÇA PARCERIA COM LADY GAGA E STEVIE WONDER

Imagem de conteúdo da notícia "Brian May ajuda NASA em missão espacial" #3
Toque para aumentar

Descontos especiais para distribuidores


Escrito por Hadass Leventhal

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. brian may ajuda nasa em …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.