Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

BTG/FSB mostra Lula com 9 pontos de vantagem sobre Bolsonaro no 1º turno

Placeholder - loading - Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante comício em Curittiba 17/09/2022 REUTERS/Rodolfo Buhrer
Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante comício em Curittiba 17/09/2022 REUTERS/Rodolfo Buhrer

Publicada em  

Por Eduardo Simões

SÃO PAULO (Reuters) - Pesquisa BTG/FSB mostrou nesta segunda-feira o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 9 pontos percentuais de vantagem na liderança da disputa presidencial sobre o atual mandatário e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), em uma oscilação para cima da dianteira de 6 pontos que o petista detinha há uma semana.

Segundo o levantamento, Lula aparece com 44% das intenções de voto, ante 41% na pesquisa de uma semana atrás, enquanto Bolsonaro soma 35%, mesmo patamar da pesquisa anterior. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Ciro Gomes (PDT) vem em seguida com 7%, ante 9% uma semana atrás, Simone Tebet (MDB) soma 5%, ante 7% na pesquisa anterior, e a soma dos demais candidatos é de 2%, contra 3% na semana passada. Brancos e nulos são 4%, ante 5%, e os indecisos somam 3%, ante 1%.

Pelo critério de votos válidos, quando são excluídos os brancos, nulos e indecisos e que é usado pela Justiça Eleitoral na totalização dos votos, Lula aparece com 47%, ante 44%, contra 37% de Bolsonaro, que manteve o patamar da pesquisa anterior. Um candidato que conquistar mais da metade dos votos válidos no dia 2 de outubro vence a eleição em primeiro turno. Caso nenhum postulante chegue a este patamar, o segundo turno acontecerá em 30 de outubro.

A simulação de um segundo turno entre Lula e Bolsonaro apontou oscilação positiva de 1 ponto para ambos, o que manteve a vantagem do petista em uma eventual segunda rodada de votação nos mesmos 13 pontos da semana passada.

Segundo a sondagem, Lula venceria Bolsonaro por 52% a 39%. Na semana passada, o placar favorável ao petista era de 51% a 38%.

O levantamento do Instituto FSB Pesquisa, contratado pelo banco BTG Pactual, também mostrou que Bolsonaro segue como o candidato mais rejeitado, com 55% afirmando que não votariam nele de jeito nenhum, contra 56% há uma semana.

Em seguida vem Ciro com 48% de rejeição, ante 47% há uma semana, Lula, com 45% de rejeição, contra 47% na semana passada, e Tebet, com os mesmos 37% de uma semana atrás.

A pesquisa também perguntou sobre a avaliação do governo Bolsonaro e 43% avaliaram a gestão como ruim ou péssima, ante 44% na semana passada, ao passo que 34% disseram enxergá-la como ótima ou boa, mesmo patamar de uma semana atrás, e 21% a avaliaram como regular, contra 20% antes.

Além disso, 55% dos entrevistados desaprovam a forma de Bolsonaro governar, ante 56% uma semana atrás, enquanto 38% a aprovam, mesmo patamar da semana passada.

O Instituto FSB Pesquisa ouviu 2 mil pessoas por telefone nos dias 16 a 18 de setembro.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. btgfsb mostra lula com 9 …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.