Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Bukele lidera disputa eleitoral de 2024 em El Salvador, indica pesquisa

Placeholder - loading - O presidente de El Salvador, Bukele, em lançamento de obra de novo hospital público em San Salvador 15/06/2023 REUTERS/Jose Cabezas
O presidente de El Salvador, Bukele, em lançamento de obra de novo hospital público em San Salvador 15/06/2023 REUTERS/Jose Cabezas

Publicada em  

SAN SALVADOR (Reuters) - O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, poderia facilmente vencer a eleição presidencial de 2024, com 68,4% dos votos, mostrou nesta segunda-feira uma pesquisa de opinião, apesar do debate sobre sua elegibilidade constitucional para buscar a reeleição.

Realizada pelo Centro de Estudos Cidadãos da Universidade Francisco Gavidia a sondagem revela que o oponente mais próximo de Bukele, da legenda de direita Arena (Aliança Republicana Nacionalista), tem apenas 4,3% das intenções de voto.

Candidatos da Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional, de esquerda, têm apenas 2,8% de apoio. Votos nulos e abstenções são de 9,2% e 9,9%, respectivamente.

O popular presidente de 42 anos tem um grande grupo de eleitores devotos, em parte por sua polêmica forma de combater o crime, que atraiu críticas na comunidade internacional, mas garantiu a ele o apoio dentro do país.

'Concluímos que em El Salvador existe um tipo de fenômeno de culto relacionado ao presidente', disse o diretor da pesquisa, Oscar Picardo, em entrevista à televisão.

A pesquisa foi realizada entre 15 e 21 de agosto, possui margem de erro de 2,8 pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%.

Bukele diz que concorrerá de novo, apesar de a Constituição proibir mandatos consecutivos.

A Suprema Corte do país, cujos membros foram indicados pelo Congresso, que por sua vez é controlado pelo partido do presidente, decidiu em 2021 que ele pode se candidatar.

A eleição ocorrerá em 4 de fevereiro para definir o presidente e o vice-presidente do país de 2024 a 2029.

(Reportagem de Nelson Renteria)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. bukele lidera disputa …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.