Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Buttigieg lidera resultados iniciais do caótico caucus democrata de Iowa

Placeholder - loading - Ex-prefeito de South Bend, Indiana, lidera resultados iniciais do caucus democrata em Iowa 04/02/2020 REUTERS/Brendan McDermid
Ex-prefeito de South Bend, Indiana, lidera resultados iniciais do caucus democrata em Iowa 04/02/2020 REUTERS/Brendan McDermid

Publicada em  

Atualizada em  

Por Joseph Ax e Ginger Gibson

DES MOINES, Estados Unidos (Reuters) - Pete Buttigieg liderava os resultados iniciais do caótico caucus de Iowa do Partido Democrata nesta terça-feira, e o ex-vice-presidente Joe Biden corria atrás, no quarto lugar da disputa, com cerca de 62% das sessões apuradas.

O senador Bernie Sanders estava em segundo e a senadora Elizabeth Warren em terceiro nos resultados preliminares, divulgados quase 21 horas após os eleitores de Iowa se reunirem em mais de 1.600 locais públicos para começar o processo de cinco meses que irá escolher um candidato para enfrentar o presidente republicano Donald Trump na eleição de novembro.

Nos primeiros resultados dos delegados estaduais equivalentes, dados tradicionalmente reportados para determinar o vencedor, Buttigieg, o ex-prefeito de South Bend, Indiana, tinha 26,9%, Sanders somava 25,1%, Warren estava com 18,3% e Biden, 15,6%. A senadora Amy Klobuchar estava em quinto com 12,6%.

Sanders estava à frente no voto popular, que não é utilizado para determinar os delegados que irão votar na convenção nacional democrata em julho.

Foi um início atrapalhado para as eleições de 2020, após a campanha presidencial de 2016 ter sido manchada por acusações de hackeamento e desinformação que levaram a uma investigação federal de dois anos sobre interferências da Rússia no processo eleitoral.

Autoridades culparam inconsistências relacionadas a um novo aplicativo para celular pelo atraso incomum na contagem de votos em Iowa, o Estado que tradicionalmente dá o pontapé inicial na corrida eleitoral presidencial, que termina neste ano no dia 3 de novembro.

As incertezas enfureceram os democratas que se preocupam que o episódio possa fortalecer a campanha de Trump pela reeleição. Algumas campanhas de pré-candidatos democratas chegaram a questionar se os resultados seriam legítimos.

'Como líder do partido, eu peço desculpas profundas por isso', disse o presidente estadual do partido Troy Price a jornalistas. 'Estamos trabalhando noite e dia para nos certificarmos de que esses resultados sejam precisos.'

Republicanos perguntavam sobre como os democratas poderiam dirigir o país se não conseguiam sequer conduzir um caucus, enquanto Trump zombou dos democratas no Twitter chamando o atraso na divulgação dos resultados de 'um desastre não-mitigado'.

Antes da publicação dos resultados, assessores da campanha de Biden citaram falhas grotescas nos caucus.

(Reportagem adicional de Trevor Hunnicutt, Tim Reid, Simon Lewis e Jarrett Renshaw em Iowa; Michael Martina em New Hampshire e Amanda Becker em Washington)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. buttigieg lidera caucus …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.