Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Cade autoriza compra pela J&F da Logás, de logística e distribuição multimodal de gás

Cade autoriza compra pela J&F da Logás, de logística e distribuição multimodal de gás

Reuters

03/03/2026

Placeholder - loading - Unidade de gás natural liquefeito (GNL) no Canadá
Unidade de gás natural liquefeito (GNL) no Canadá

SÃO PAULO, 3 Mar (Reuters) - A superintendência-geral ​do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) autorizou a compra pela holding J&F da Logás, empresa que atua na logística e distribuição multimodal de gás, segundo despacho publicado nesta terça-feira no Diário Oficial da União.

A operação envolve a aquisição pela holding dos irmãos Joesley e Wesley Batista de 90% das ações do capital social da Logás, que está sendo vendida pela Macaw Energies Brasil e pelo sócio ⁠Márcio ⁠Pires Pinheiro, por um valor não ​revelado.

A ‌Logás é sediada em Betim (MG) e atua na distribuição, abastecimento e logística de gás natural comprimido, liquefeito e renovável. A empresa opera em regiões não atendidas por gasodutos, fazendo ⁠o transporte rodoviário do insumo por meio de carretas ​especiais.

Essa modalidade de distribuição de gás, chamada 'off grid', tem crescido ​como aposta entre as grandes empresas do ‌setor, como Cosan ​e ⁠Eneva, que vêm buscando estimular o crescimento da demanda por gás em localidades não atendidas por gasodutos.

A J&F, que cresceu rapidamente no setor ​de geração de energia elétrica nos últimos anos, principalmente com compras de termelétricas a gás, vem ampliando seus negócios também no setor de gás natural, no qual tem presença mais ​tímida.

A holding dos Batista incorporou recentemente a MGas, comercializadora do insumo com atuação nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.

Ao Cade, a J&F disse que a aquisição da Logás representa 'uma boa oportunidade para a expansão das atividades no mercado de gás natural por meio ​da distribuição de gás natural comprimido, liquefeito e renovável, visando atender ‌clientes em suas jornadas de ⁠transição para fontes energéticas menos poluentes'.

A Logás já tem operações nos Estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Sergipe e Mato ⁠Grosso do Sul, e está em fase ⁠de expansão operacional para Rio ⁠de Janeiro, ⁠São ​Paulo, Paraná e Mato Grosso, segundo informações prestadas ao Cade.

(Por Letícia Fucuchima)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.