Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Câmara aprova em primeiro turno texto-base da PEC dos Benefícios

Placeholder - loading - 01/02/2021 REUTERS/Adriano Machado
01/02/2021 REUTERS/Adriano Machado

Publicada em  

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) - O plenário da Câmara dos Deputados aprovou em primeiro turno, na noite desta terça-feira, o texto-base da PEC dos Benefícios, ou 'PEC kamikaze' e 'PEC da reeleição' para os críticos, medida que tem por objetivo aumentar o valor ou criar novos benefícios sociais a menos de três meses das eleições.

A proposta, principal aposta da equipe de pré-campanha do presidente Jair Bolsonaro para alavancar índices de intenção de voto na disputa à reeleição, passou com o placar de 393 votos a favor e 14 contra na primeira votação, inclusive com o apoio da oposição, apesar das críticas.

Agora, os deputados votarão destaques que podem alterar o texto principal, e depois ainda será preciso haver um segundo turno de votação para que a proposta, que já foi aprovada pelo Senado, seja confirmada também pela Câmara.

Com um impacto fiscal estimado de 41,25 bilhões de reais, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Benefícios, cria um estado de emergência que foi apontado por integrantes da oposição e de partidos identificados com o campo liberal como manobra para burlar o teto de gastos e a lei eleitoral.

A PEC amplia em 200 reais o Auxílio Emergencial, que passa a 600 reais, além de dobrar o valor ofertado pelo Auxílio Gás. Também cria, a partir da instituição do estado de emergência, um auxílio de 1 mil reais destinado a transportadores autônomos de carga, apelidado de 'voucher-caminhoneiro', e também um benefício voltado a taxistas -- até o limite orçamentário de 2 bilhões de reais.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. camara aprova em primeiro …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.